DIA DO FISIOTERAPEUTA É COMEMORADO EM MAGÉ COM AVANÇOS NA ÁREA

Mais de 50 profissionais trabalham na fisioterapia ambulatorial e emergencial

Nesta quarta-feira (13) é comemorado o Dia do Fisioterapeuta e para celebrar a data, a Prefeitura promoveu um encontro com os profissionais da rede municipal e pacientes para destacar os avanços na área desde o início da nova gestão, como a reabertura dos Centros de Mauá e Santo Aleixo e a implantação de 10 polos de fisioterapia em Unidades de Saúde da Família (USF), ampliando os atendimentos.

“São muitos avanços na fisioterapia desde que assumimos o município: reformamos o centro de fisioterapia de Fragoso que estava todo quebrado e colocamos novos aparelhos. Abrimos os centros de Mauá e Santo Aleixo e ampliamos o serviço para 10 USFs. Outra coisa muito importante foi a criação do Programa de Reabilitação Pulmonar Pós-Covid que é fundamental para recuperação dos pacientes. Além disso, estamos valorizando e dando todo o suporte para esses profissionais”, explica a vice-prefeita, Jamille Cozzolino.

Durante o evento, os profissionais apresentaram a evolução dos pacientes, uma delas é a atleta de Jiu-Jitsu Ludmila Siqueira, moradora da Praia de Mauá, que iniciou o tratamento há cerca de um mês no Centro de Fisioterapia do quinto distrito.

“Estava competindo no Campeonato Mundial Jiu-Jitsu, consegui o pódio na minha categoria e consegui pela primeira vez tentar o absoluto que é quando a gente luta com pessoas mais pesadas do que a gente. Minha mão ficou presa na roupa da adversária e acabei quebrando o braço. Comecei a fisioterapia no Centro de Mauá e já estou tendo resultados rápidos, porque cheguei lá sem movimento nenhum no braço. Fiquei quase dois meses com ele parado esperando a cirurgia e só tenho que agradecer. Os profissionais são ótimos, a minha fisioterapeuta nem se fala, é muito competente. Esses profissionais me deram a esperança de voltar aos tatames para fazer aquilo que amo”, conta a atleta.

As novidades não param por aí. A Secretaria Municipal de Saúde criou uma Central de Regulação de Fisioterapia para facilitar a marcação feita pelas USFs e o Centro de Tratamento para Covid-19, em Santo Aleixo, ganhou uma área de reabilitação.

“Hoje é um dia de agradecimento e valorização a esses profissionais que trabalham com tanto amor na reabilitação dos nossos pacientes. Os relatos dos pacientes mostram que a fisioterapia da rede municipal está avançando. Criamos a central de regulação para facilitar a marcação dos nossos pacientes e o Centro de Covid ganhou uma área de reabilitação, com bicicleta ergométrica, esteira e o BiPAP, tudo comprado com o objetivo de melhorar a recuperação cardiopulmonar e motora dos pacientes”, comemora Silvana Fernandes, coordenadora de fisioterapia.

Fotos: Phelipe Santos

Notícia anteriorOFICINAS GRATUITAS NA FUNDAÇÃO CULTURAL DE MAGÉ
Próxima notíciaESCOLAS E CRECHES RECEBEM ATIVIDADES RECREATIVAS NO MÊS DAS CRIANÇAS