ESTRADAS PASSAM POR MELHORIAS PARA ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Quilômetros de vias estão sendo consertados em localidades dos distritos de Rio do Ouro e de Suruí

Funcionários da Secretaria de Infraestrutura de Magé estão desde o fim do carnaval, na última quarta-feira (17/02), trabalhando em bairros de Rio do Ouro e de Suruí, abrindo frentes de obras para a melhoria do acesso a áreas da zona rural da cidade. “As intervenções demonstram o respeito aos agricultores, liberando a produção nessas localidades. Está prevista, para cada dia de ação, a colocação de 280 toneladas de brita corrida para o reparo de base, além do uso de 20 caminhões, diversas retroescavadeiras e três motoniveladoras (patrol)”, declarou o subsecretário Marcos Pereira. Ele disse que as obras irão facilitar o escoamento da produção para mais de 20 produtores rurais do terceiro e do sexto distritos.

Na Rua Mariza Prado, dez homens trabalhavam, nesta quinta-feira (18/02), para tratar os pouco mais de mil metros de via que ligam as estradas Municipal e Corocochó. Técnico em refrigeração, Leonardo Rodrigues, 36 anos, comemorou a melhoria na região. “É uma rua muito importante e bastante utilizada para irmos até o Centro de Piabetá. Antes, quando ela estava esburacada, a gente precisava fazer um desvio grande, em uma estrada cheia de quebra-mola”, reclamou. Para o lavrador Cleocy Seliprandy, 57, os problemas de acesso à zona rural prejudicavam os produtores. “Com uma rua cheia de buracos, fica mais difícil escoar os legumes e verduras que plantamos. Agora, vai ficar excelente”, contou.

Autônomo, Matheus Abreu dos Santos, 19, afirmou que, com a obra, vai ficar até mais fácil passar, mesmo a pé, pela Rua Mariza Prado. “Nem sempre dava para passar por aqui. Prejudicava, às vezes, a moto. Eu já fiquei agarrado na lama e me machuquei. Do jeito que era antes, era horrível”, lembrou. Em Suruí, a intervenção ocorreu na Estrada do Campinho.

Vala Preta

As ações da Secretaria de Infraestrutura para melhorar as vias de escoamento da produção na área agrícola têm acontecido desde janeiro. Moradores e agricultores da Estrada da Vala Preta, também no Rio do Ouro, comemoraram a recuperação da via, com a colocação de brita corrida e a operação Tapa-Buraco. Dezenas de famílias da região foram beneficiadas com o serviço, principalmente os produtores que sofriam com as péssimas condições da estrada. “Estavam caóticas e não eram mexidas há muito tempo, o que inviabiliza o escoamento da produção. Quando chove, não tem como usar a estrada. E quando faz sol, é uma poeira só”, comentou o secretário de Agricultura Sustentável, André Castilho.

Também serão feitas melhorias em estradas rurais (sem asfaltamento) de Pau Grande, Santa Rosa, Cachoeira Grande, Conceição e Cachoeirinha.