Família Acolhedora de Magé celebra reintegração de criança à família materna

Após seis meses de acolhimento no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, uma criança foi reintegrada à sua família materna na manhã da última quarta-feira (26/03). A despedida foi marcada por emoção e gratidão, após um período de cuidados essenciais que garantiram o seu desenvolvimento saudável e a manutenção da referência familiar.

Quando chegou ao acolhimento, a criança apresentava diversos problemas de saúde. No entanto, graças ao carinho e à dedicação da família acolhedora, ela teve uma grande evolução física e motora, atingindo o desenvolvimento esperado para sua idade.

A acolhedora Sineide Vasconcelos, que abriu as portas de sua casa e ofereceu todo o suporte necessário à criança, foi homenageada pela equipe do programa. “Mais uma vez, Sineide realizou um trabalho maravilhoso, garantindo todo o cuidado e afeto durante esse período tão delicado”, destacou Juliana Maria Schmid coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

A reintegração também contou com o apoio da Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes, e da Subsecretária Juliana Vasconcelos, que acompanham de perto o funcionamento do Serviço de Acolhimento e dão suporte às famílias envolvidas.

A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes, destacou a importância do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e o impacto positivo na vida das crianças atendidas.

“Nosso compromisso é garantir que cada criança acolhida receba o cuidado e o carinho necessários para seu desenvolvimento saudável. Ver a evolução dessa criança e poder reintegrá-la à sua família materna com saúde e segurança, é a prova de que o acolhimento familiar transforma vidas.”

A Subsecretária Juliana Vasconcelos também reforçou o papel fundamental das famílias acolhedoras no processo.

“Acolher uma criança temporariamente é um ato de amor e solidariedade. Somos muito gratos às famílias que se dedicam a essa missão e convidamos outras pessoas a conhecerem esse serviço tão essencial”, conclui.

O papel da Família Acolhedora

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma iniciativa que possibilita que crianças e adolescentes, afastados temporariamente de suas famílias por medida protetiva, sejam acolhidos em lares provisórios até que possam retornar ao convívio familiar ou sejam encaminhados para adoção, sem que percam as referências familiares essenciais ao desenvolvimento de qualquer criança ou adolescente.

O programa segue aberto para novas famílias que queiram oferecer proteção e carinho a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Os interessados em fazer parte do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, podem buscar mais informações junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Magé.