FORÇA-TAREFA EM MAUÁ PROMETE MUDAR A REALIDADE DO DISTRITO

Depois de anos de abandono, os moradores comemoram as ações da Prefeitura

As obras na cidade seguem a todo vapor. A Prefeitura segue um cronograma de obras no distrito de Mauá. Foram anos de abandono, mas em pouco mais de dois meses, a atual administração já começou a mudar a realidade dos bairros.

O bairro São Francisco sofre há anos com alagamentos tanto de chuva como de maré alta. Para ajudar os moradores, a Subprefeitura da região já está aterrando as ruas de todo o bairro.

“Estamos limpando todas as valas e valões, aterrando todas as ruas e erguendo o nível das ruas devido a alagamentos tanto de chuva como de maré alta, porque aqui é uma área muito baixa. As pessoas ficavam sem acesso às casas, nem de carro, muito menos a pé. Após o aterramento com saibro, vamos jogar uma camada de bica corrida, para que os moradores tenham acesso com tranquilidade as residências”, explicou o encarregado de obras, Luiz Pacheco.

A Rua Capital é uma das ruas que estão sendo niveladas. Doralice Machado, mora no local há 31 anos e falou do descaso em que os moradores viviam.

“Toda chuva a nossa casa enchia, mas desde que vocês limparam o valão que tem aqui na frente, não aconteceu mais. Aqui era uma coisa horrível, quando a chuva vinha e a maré estava falta, ficávamos ilhados. Quando vinham aqui, raspavam a rua, mas deixava tudo cheio de buraco, com muita poça, a gente caia, era horrível, agora, uma esperança, porque já melhorou muito”, disse Doralice.

No Jardim da Paz, as ruas 2 e 3 estão sendo patroladas. As ruas Juscelino Kubitschek e Murtinho Pereira serão as próximas a receber o serviço que também contemplará bica corrida.

“Mudava prefeitos e vereadores, mas nada acontecia. Agora, alguém chegou para tirar Mauá da lama. Moro aqui há seis anos e nunca vi fazerem nada nessa rua como agora. Eram muitos buracos e impossibilitava até a gente sair com o cairro”, contou Marcos Crespo, morador da rua 2.

Nesta semana, a Prefeitura assinou um convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) para asfaltar ruas da cidade. O acordo firmado contempla a melhoria de 3 km no Jardim da Paz, e o despejo de 6.090 toneladas de Concreto Betuminoso Usado a Quente (CBUQ). Além disso, serão 1.695 m de tubos de 400 mm de diâmetro para drenagem e 1.309 m de tubos de 600 mm.

Ainda no distrito, as equipes estão limpando valas, rios e canais, cujo trabalho não era feito há mais de dez anos. Os canais de São Francisco e Olaria já foram limpos. As equipes seguem no canal das avenidas A e B e no Canal do Ipiranga, na Rua Aurora.

Segundo Adilson Guimarães, de 70 anos, morador da Avenida A, no Ipiranga, o canal da rua não era limpo há mais de doze anos e o lugar parecia um pantano.

“Moro aqui há 11 anos e nunca vi uma obra dessa forma, não só aqui, mas por toda Mauá e o melhor de tudo que é num curto espaço de tempo. Não tenho nem lembrança da última vez que teve uma obra por aqui. Isso era um verdadeiro pantano, não conseguimos nem olhar para o outro lado da avenida, porque o mato não deixava. Agora já dou até bom dia para o vizinho do outro lado”, agradeceu Adilson.

Fotos: Costa Jr.