GARRINCHINHA, O SERVIDOR PÚBLICO VIRTUAL DE MAGÉ, ULTRAPASSA UM MILHÃO DE ACESSOS

O Garrinchinha, o servidor público virtual que atende pelo site oficial da Prefeitura de Magé (mage.rj.gov.br) e pelos aplicativos de mensagens instantâneas Whatsapp e Telegram, tem revolucionado o atendimento ao público. Lançado em 28 de março de 2022, o serviço já ultrapassou a marca de um milhão de acessos.

“É um orgulho ver que a população de Magé está aproveitando essa ferramenta inovadora. Garrinchinha é mais do que um servidor virtual, é uma porta para um atendimento público mais ágil, eficiente e inclusiva. Estamos empenhados em continuar aprimorando essa ferramenta, para que ela possa atender ainda mais necessidades do povo mageense”, comemora o prefeito Renato Cozzolino.

Recurso utiliza a Inteligência Artificial para reduzir distâncias e atender diversas necessidades

O Garrinchinha é uma ferramenta capaz de processar a linguagem natural, proporcionando um atendimento acessível para pessoas com diferentes necessidades especiais. O sistema é capaz de compreender mensagens de voz e até mesmo solicitações a partir de fotos.

“O número de atendimentos é o reflexo que o nosso atendente virtual tem o nome certo. O Garrinchinha ajuda o cidadão a driblar a distância, já que Magé é um município com grandes distâncias entre os distritos e também as dificuldades de leitura e visão. Por exemplo, enviando a foto do seu carnê de IPTU, ele identifica a inscrição do imóvel e processa o seu pedido, além de aceitar comandos de voz. É o Poder Público usando a tecnologia para se aproximar da população”, analisa a secretária de Comunicação, Marcela Maciel.

Esse programa, além de inovador, tem demonstrado muita eficiência. Segundo dados da Prefeitura, foram registrados 776.418 atendimentos via chatweb, 209.660 pelo WhatsApp e 26.821 pelo Telegram. Entre esses acessos, 995.247 foram feitos por texto, 9.594 por mensagens de voz e 8.058 por imagem.

A segunda via do IPTU foi o serviço mais solicitado desde o lançamento da ferramenta. Outros serviços muito solicitados incluem o contracheque dos servidores públicos, seguido pelo protocolo de atendimentos, certidões e informe de rendimentos.

Para acessar o atendimento virtual, basta entrar no site mage.rj.gov.br ou fazer contato via WhatsApp e Telegram no telefone (21)97151-3569.