INÍCIO DO ANO LETIVO: MERENDEIRAS DA REDE RECEBEM CAPACITAÇÃO

A Secretaria de Educação de Magé realizou nos dias 1º e 2 de fevereiro, a capacitação para os profissionais que atuam nas cozinhas das creches e escolas da rede municipal. As merendeiras receberam uma série de orientações de procedimentos dentro do ambiente de trabalho, como prevenção de acidentes com fogo na cozinha e atendimento emergencial para os alunos feitos pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil de Magé, manuseio e cuidados com os alimentos feito por representantes da Secretaria de Saúde e por nutricionistas do Departamento de Nutrição Escolar, além da participação da secretária de Educação, Sandra Ramaldo e do prefeito Renato Cozzolino no encerramento que aconteceu em Piabetá.

A merenda escolar de Magé é considerada uma das melhores de todo Estado do Rio e uma das melhores do país. Por orientação do governo municipal as profissionais que cuidam da parte de alimentação dos colégios e creches devem evitar industrializados e dar preferência aos produtos in natura, de acordo com resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Tenho muito orgulho da merenda que é servida em cada unidade escolar de Magé, considerada uma das melhores desse país. O amor, carinho e dedicação de cada profissional faz muita diferença. Estamos investindo muito para transformar para melhor a vida de cada criança e de cada merendeira da rede, com alimentos frescos e de qualidade. Tenho certeza que em 2023 vamos avançar muito mais na Educação e em todos os setores da prefeitura, para mudar a realidade do município”, declarou o prefeito Renato Cozzolino.

Um dos principais objetivos da capacitação é atualizar as informações e normas para as merendeiras e certificar o controle da qualidade da higiene de todos os alimentos servidos aos estudantes da rede, com a certificação de que todas as operações sanitárias estejam em acordo com a legislação exigida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O cardápio da rede é variado e muito saudável, com frutas e legumes sendo servidos diariamente para todos os alunos. Tiramos o consumo de açúcar das creches desde 2020. Essa capacitação é importante para que as merendeiras tenham informação sobre cada alimento e como proceder dentro do seu ambiente de trabalho”, aponta a secretária Sandra Ramaldo.

Vale lembrar que a legislação que trata sobre merenda escolar restringe a oferta de enlatados, margarinas e doces. Os recursos do PNAE também não podem ser utilizados para a compra de cereais adoçados, balas, bombons, biscoitos ou bolachas recheadas, temperos com glutamato monossódico ou sais sódicos, maioneses e alimentos em pó ou para reconstituição, entre outros similares.

Outro ponto importante abordado dentro do encontro é que nenhum profissional da educação, incluindo as merendeiras, são mandadas embora em dezembro e contratadas em março, como aconteceu em outros momentos em Magé. O prefeito Renato Cozzolino lembrou também que “quando houve a sobra do Fundeb, distribuímos esses recursos para todos os trabalhadores da Educação, sem distinção. Sofre críticas por isso, mas essa ação faz justiça a todos que se doam diariamente para os alunos da rede. Além de tudo, oferecemos sempre as orientações e o acolhimento necessário para cada profissional da rede. Por isso, hoje, Magé é referência em Educação no Estado”, completa o prefeito Renato Cozzolino.