INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE DEFESA CIVIL MIRIM

A Defesa Civil de Magé iniciará, no dia 10 de agosto, as inscrições para o Projeto ‘Defesinha’. A iniciativa é voltada para crianças e adolescentes dos 9 aos 14 anos, com a meta de formar agentes de Defesa Civil Mirim e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento social e comunitário. A inscrição será presencial na base da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, de 09 a 12/8 e do dia 16 a 19/8 das 10h às 16h. Outro polo para inscrição será o ginásio poliesportivo Renato Medeiros, na Av. Automóvel Clube, Fragoso, nos dias 10, 12 ,17 e 19 de agosto, de 14h às 16h30.

“A criação do Projeto Defesinha é uma iniciativa onde iremos introduzir a cultura de Proteção e Defesa Civil às crianças e adolescentes. Nossa iniciativa é de grande importância pois alcançaremos quem está nessa faixa etária e vive em situação de vulnerabilidade social, vamos capacitá-los como Agentes Mirins de Proteção e Defesa Civil. Estamos nos preparando para oferecer uma experiência que será de grande importância na formação dessas crianças e adolescentes”, conta o prefeito, Renato Cozzolino.

As aulas terão duração de 27 dias, com três encontros, aos sábados, no Ginásio Poliesportivo Renato Medeiros, em Fragoso, com atividades em casa, rodas de conversa, ensino da História da Defesa Civil, além das atividades de imersão, físicas, ordem unida, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos. Os simulados de evacuação terão encenação onde os alunos irão acompanhar os agentes profissionais em situações de deslizamentos de solo ou rocha, inundação, alagamentos entre outros.

“Como é um projeto piloto, priorizamos crianças que moram próximo das áreas de risco que, em geral, são pessoas em situação de vulnerabilidade social. Existem outros cursos nesse estilo oferecidos pela iniciativa privada, porém o valor não é acessível,” analisou Gilber.