MAGÉ ADQUIRE 40 MIL NOVOS TESTES RÁPIDOS PARA A COVID-19

Cidade tem realizado a testagem em cerca de 700 pessoas por semana

Muita gente tem procurado a super tenda de Piabetá para fazer os testes de detecção da Covid-19. Um deles foi o estudante Augusto Mattos, que estava com muita tosse e resfriado (FOTO: Phelipe Santos)

A Prefeitura de Magé adquiriu, por conta própria, 40 mil novos testes rápidos para serem aplicados nas pessoas que procuram uma das 19 unidades básicas de Saúde (UBS) e um dos três polos de testagem da Covid-19 na cidade (ver listagem abaixo). De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel da Paz, foram aplicados até agora, em 2021, 10.885 testes rápidos e 13.989 testes de swab no município. “Em média, realizamos de 600 a 700 exames de diagnóstico por semana. Essa testagem tem sido feita por solicitação, ou seja, por pedido de um médico ou de um enfermeiro. A pessoa se dirige a uma UBS ou a um dos polos de testagem para realizar os testes disponíveis”, informou.

Um dos polos de testagem mais procurados do município é a super tenda no Centro de Piabetá. Na tarde desta terça-feira (22/06), muita gente esperava a vez por lá. A dona de casa Bárbara Carvalho, 32, fez o teste rápido (um dedo é furado para a coleta de sangue e o resultado sai em cerca de dez minutos) e ficou contente por estar “não detectável”. “Tive dor na garganta e na cabeça e diarreia. Tenho dois filhos em casa e também preciso me preocupar com eles. Por isso, procurei o polo de testagem”, comentou. O estudante Augusto Mattos Júnior, 22, estava com tosse e resfriado há sete dias e fez a coleta de swab (introdução de um cotonete nas narinas e envio da amostra para análise na Fiocruz): “Foi um pouco incômodo, mas é importante para saber se tenho ou não o vírus”.

Mãe de Augusto, a acompanhante de idosos Rosimere Mattos, 42, teve Covid há dois meses. Ela também confidenciou que uma cunhada morreu em decorrência do coronavírus e isso preocupou toda a família. “Nós moramos em Conceição de Suruí e tem muita gente com Covid por lá. Temos evitado sair de casa, evitado aglomerações”, garantiu. Coordenador administrativo de Testagem da Covid na Tenda de Piabetá, Arlindo Bauer chamou atenção das pessoas para a necessidade de procurarem um médico tão logo sintam os primeiros sintomas. “É importante que procurem uma unidade de Saúde, uma avaliação médica antes de vir fazer o teste. Tem gente que só nos procura após o décimo dia e só começa a fazer o tratamento depois do resultado do teste. Isso não é legal”, frisou.

CONFIRA ABAIXO OS PONTOS DE TESTAGEM

UBS

PRIMEIRO DISTRITO
Flexeiras: Segunda-feira, MANHÃ (8:30 – 12:00)