O case da transformação do setor tributário na gestão municipal de Magé foi destaque no II Seminário sobre Reforma Tributária, realizado nesta quarta-feira (26). O secretário municipal de Fazenda, Jorge Mussauer, demonstrou como a modernização dos sistemas e a adoção de ferramentas digitais voltadas a servidores, cidadãos, empresários e contadores geraram uma evolução histórica com aumento de expressivo na arrecadação entre 2020 e 2024, refletindo diretamente no ajuste das contas públicas e na ampliação dos investimentos na cidade.
De acordo com Mussauer, “a tecnologia aproximou o cidadão do serviço público, reduziu a burocracia, deu autonomia aos mageenses e garantiu uma gestão mais eficiente, inclusiva e preparada para os novos desafios da Reforma Tributária.”
Entre as soluções apresentadas, chamou atenção o desempenho do Garrinchinha, servidor público virtual oficial do município, que já ultrapassou 1,5 milhão de atendimentos. Integrado ao chatweb no site da Prefeitura — canal responsável por 98,1% dos acessos — o serviço também está disponível via WhatsApp e Telegram no número (21)97151-3569, garantindo atendimento ágil, humanizado e acessível 24 horas por dia pelo. Todos os sistemas utilizados pela Prefeitura de Magé cumprem 100% das exigências do Programa Nacional de Transparência, assegurando conformidade legal, segurança e credibilidade institucional.
Magé colhe resultados expressivos desde o início da transformação digital. Entre 2020 e 2024, o município registrou um crescimento de 240,37% na arrecadação, impulsionado pela modernização dos processos tributários. Esse avanço vem permitindo ampliar os investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura. Os sistemas adotados pela gestão são intuitivos, acessíveis e integrados ao GOVBR, oferecendo telas simples, navegação guiada e plena usabilidade por idosos e pessoas com pouca familiaridade digital, reforçando o compromisso do município em adotar tecnologias que aproximam pessoas, fortalecem a cidadania e tornam o serviço público mais humano e eficiente.
O encontro marcou a segunda edição do Seminário realizado pela parceria SINCAF (Sindicato Carioca de Fiscais de Renda), SINDAFIN (Sindicato dos Auditores Fiscais do Município de Niterói e FENAFIM (Federação Nacional de Auditores Fiscais de Tributos Municipais) com um espaço estratégico de orientação e debate sobre as medidas práticas que os municípios devem adotar com urgência para garantir máxima participação na arrecadação do novo imposto.
Sistemas preparados para 2026
A modernização também trouxe inúmeras vantagens para o trabalho no dia a dia da Prefeitura. A Reforma Tributária já é uma realidade, e o cronograma de transição já está em plena vigência. A partir de 1º de janeiro de 2026, entram em vigor os novos impostos que irão reorganizar a estrutura tributária nacional. E os sistemas integrados da Prefeitura já saem na frente, garantindo que o município seja atendido pelos novos padrões exigidos pela Lei Complementar 214/25.
Os novos modelos de NFS-e já estão disponibilizados no ambiente web permitindo que empresas, prestadores de serviços, escritórios contábeis e desenvolvedores iniciem a adaptação ainda em 2025. A atualização contempla as principais mudanças que ocorrerão de forma gradual entre 2026 e 2033, incluindo a substituição do ISS e do ICMS pelo novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), uma transformação que impactará diretamente processos operacionais e fiscais em todo o país.
