MAGÉ BATE META DE CAMPANHA COM 98 BOLSAS DE SANGUE DOADAS

Com 120 novos cadastros para futuras campanhas de doação de sangue, a campanha da Prefeitura de Magé, em parceria com o Hemorio, foi um sucesso. A meta de 90 bolsas de sangue foi superada com duas horas de antecedência, totalizando 98 bolsas doadas. A última campanha do ano ocorreu nesta quarta-feira (13), no Colégio Estadual de Magé.

“Continuamos a campanha arduamente para termos doadores suficientes. O pré-requisito é que o doador venha de coração aberto. Aqui, realizamos uma triagem que determina se a pessoa está apta a doar. Não é nada assustador, é bem tranquilo”, conta Leviane Campos, coordenadora da campanha.

Menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente, segundo dados do Ministério da Saúde. Esse índice está dentro do intervalo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que varia de 1 a 3%. Ainda assim, não é suficiente para atender à demanda do país, por isso a participação de todos é importante.

“A parte mais emocionante é quando o Hemorio envia o e-mail dizendo ‘você acabou de salvar quatro vidas’. Não há nada mais gratificante. Venham salvar vidas”, relata Zezalia Santos Teixeira, doadora.

*Condições básicas para doar sangue:*
– Estar bem de saúde;
– Pesar mais de 50 kg;
– Ter entre 16 e 69 anos de idade;
– Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em território nacional;
– Nunca doar sangue em jejum;
– Ter descansado pelo menos 6 horas na noite anterior;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
– Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação;
– Evitar alimentos gordurosos 4 horas antes;
– Tatuagem e piercing impedem a doação por um ano;
– Piercing oral e genital impedem a doação enquanto estiverem em uso.