Há 170 anos, foi inaugurada a primeira estrada de ferro do Brasil, que ligava o Porto de Mauá, na Baía de Guanabara, até Fragoso. Para celebrar este marco da história, a Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, realizou uma intervenção cultural no local onde se situavam a estação de trem e o porto de Guia de Pacobaíba. O evento contou com oficinas de pintura e palhaçaria para as crianças, além de jogo de capoeira, feira de artesanato e show de chorinho.
“A importância da Baixada Fluminense para o desenvolvimento da cultura do Estado do Rio de Janeiro e no Brasil é gigantesca. O Brasil começou aqui, nos fundos da Baía de Guanabara, entrou por esses rios e se distribuiu para todo o país. Aqui se desenvolveram o jongo, os batuques, os tambores e a capoeira”, disse o mestre de capoeira e agitador cultural, PC.
A criação da estrada de ferro, em 30 de abril de 1854, foi tão marcante que também determinou a criação do dia da Baixada Fluminense.
“É uma história importante para toda a região da Baixada, já que é um marco do desenvolvimento dessa região. Aqui, em Magé, é possível testemunhar o quanto esse lugar, essa região, além de guardar um pouco da nossa história, é também rica em belezas naturais. É muito bonito vir para cá contemplar a presença da natureza e tentar, com a nossa imaginação, recordar um pouco dessa história”, relata o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço.