MAGÉ IMPLANTA LEI LUCAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Prefeitura de Magé tem se empenhado para tornar a rede municipal de ensino referência em Educação. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura implantou a Lei Lucas, que obriga escolas públicas e privadas da educação básica a capacitar seu quadro de professores e funcionários para prestar primeiros socorros aos seus alunos. A lei federal é de 2018, mas somente na atual gestão que foi implantada.

“É uma preocupação que a gente tem, porque às vezes são coisas simples que você faz na escola e pode salvar a vida de uma criança. São procedimentos simples e essa lei vem em função de uma criança que se engasgou em 2017 e por não ter ninguém preparado para atender essa criança, ela acabou falecendo. Vimos a importância desse trabalho de primeiros socorros para os nossos alunos e implantamos no município”, explica a secretária de Educação e Cultura, Sandra Ramaldo.

Depois que o estudante Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, faleceu após se engasgar durante um passeio promovido pela instituição de ensino em que estudava, em 2017, a lei nº 13.722/2018 foi criada. A SMEC já capacitou todos os gestores da rede municipal de ensino com uma formação em primeiros socorros.

“Estamos formando nossos profissionais, iniciamos pelos gestores, porque eles estão na escola todo dia e vão disseminar essas orientações para os funcionários e os professores. Recebemos nos meses de julho e agosto, um profissional especializado em primeiros socorros para formar todos os nossos gestores. Vamos continuar trabalhando para que os nossos alunos tenham ainda mais segurança no ambiente escolar”, garante Maria Rita Luzório, diretora do Departamento de Ensino.

Fotos: divulgação SMEC

Notícia anteriorMATHEUS VIDAL QUEBRA RECORDE NACIONAL DE HIGHLINE EM MAGÉ
Próxima notíciaEDUCAÇÃO DE MAGÉ IMPLANTA REFORÇO ESCOLAR PARA ALUNOS DA ALFABETIZAÇÃO