MAGÉ INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NESTA SEMANA

Calendário divido por distritos começa em 13 de julho e vai até o Dia D em 10 de agosto

Vai começar a vacinação de cães e gatos contra a raiva em Magé! A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde com apoio da Secretaria de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais, já estabeleceu o calendário da campanha de vacinação antirrábica na cidade. Serão 5 semanas de imunização, divididas por distrito e se encerrando no Dia D.

A campanha será realizada em todas as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde de 9h às 13h, de acordo com a data de cada distrito. A imunização começa no dia 13 de julho nos distritos de Suruí e Guia de Pacobaíba, que além das USF’s terão duas unidades de apoio: O Suruiense Futebol Clube e a Igreja Católica do Campinho. No dia 20 de julho a campanha será nas USF’s do 6º distrito – Vila Inhomirim.

Já no dia 27 de julho, a vacinação será nas 8 unidades de saúde no Rio do Ouro e em Santo Aleixo. O último distrito a receber a campanha será Magé, que realizará a imunização de cães e gatos no dia 03 de agosto. Além das USF’s, o 1º distrito terá vacinação em 3 unidades de apoio: o Centro de Especialidades, na Igreja Católica do Parque Iriri e Igreja Batista de Vila Inca. O Dia D da campanha será no dia 10 de agosto em todas as 52 Unidades de Saúde e nas 5 unidades de apoio.

Visando um melhor atendimento, as equipes que participarão da campanha foram capacitadas no início de julho. A formação contou com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde, dos coordenadores das USF’s e dos Agentes de Controle de Vetores.

A Secretaria de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais dará apoio aos protetores de animais da cidade, que devem entrar em contato com a Coordenadoria de Defesa dos Animais através do Whatsapp (21) 96715-0052 para aplicação da vacina contra a raiva nos animais disponíveis para adoção.

Informações úteis

• A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
• A vacinação é anual;
• Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
• Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
• Banho deve ser normal.
• Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;
• Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;
• Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.
• Os tutores não poderão levar vacinas para casa.

PONTOS DE VACINAÇÃO

• Igreja Nossa Senhora de Nazaré: Rua Cantagalo, s/nº – Parque Iriri
  • Igreja Batista em Vila Inca: Estrada das Paineiras, 543 – Vila Inca

10/08 – DIA D