Projeto resgata memórias da vida inteira dos idosos da instituição e histórias por meio de conversas através da arte com a parceria do artista plástico Paulo Garrot
A Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Assistência Social, lançou nesta quinta-feira (27), a Exposição “Memórias de Permanência” – projeto que resgata memórias de uma vida dos idosos da instituição e histórias por meio de conversas através da arte com a parceria do artista plástico Paulo Garrot. Uns retratam sua vida como boêmios, pescadores e até como bicheiros. A exposição ficará aberta à visitação do público até a próxima sexta feira (05/07), das 9h às 17h.
O evento, que foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa Idosa, no calçadão do Centro de Magé, e pela ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos – menção ao junho violeta , que é o mês de combate à violência contra a pessoa idosa, retratou de forma lúdica e artística, a vivência dos idosos acolhidos pelo município. A ILPI também participou do evento, fazendo o lançamento oficial da exposição. O projeto é inédito na cidade e contou com o apoio de profissionais da Fundação Municipal de Cultura.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, a ideia da exposição partiu da coordenação e equipe multiprofissional da ILPI, além da participação ativa de cada idoso, que encontraram uma forma de materializar sentimentos, diversidades, lutas, sonhos e fantasias vividas ao longo de suas vidas, tornando a exposição quase uma imersão na história de cada um.
“A exposição foi de suma importância para os nossos idosos, pois as experiências vividas e suas emoções trabalhadas durante o período de preparação da exposição, levou-os a se sentirem protagonistas de suas vidas, de suas histórias”, disse a secretária de assistência social Flávia Gomes.