MAGÉ REALIZA 1º FESTIVAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Evento promete fortalecer a cultura e os empreendimentos da cidade

A Praça da Prefeitura de Magé vai receber no dia 12 de agosto, o 1º Festival de Economia Solidária, com exposição de artesanatos, apresentação de grupos de capoeira e folia de reis, comercialização dos pratos típicos da gastronomia local, atividade de recreação, além da apresentação de músicos locais. O evento é gratuito e vai acontecer das 13h às 21h.

Organizado pelo Fórum de Economia Solidária de Magé, o FESMAGÉ, o festival é uma importante iniciativa para a preservação e fomento do artesanato, gastronomia, produção agrícola, prestação de serviços e a valorização da cultura local.

“O festival será uma grande oportunidade para que os participantes comercializem seus produtos e serviços e fortaleçam seus negócios. Através da economia solidária vamos divulgar esses empreendimentos para que possam ser vistos por pessoas mais conscientes da importância que eles possuem para a cidade e para o país. Montamos uma vasta programação para que todos se divirtam e conheçam o que tem de melhor em Magé”, explica Jandira Rocha, organizadora do evento.

A economia solidária é desenvolvida por meio da autogestão, onde os trabalhadores também são os donos dos meios de produção. Nesse conjunto de atividades econômicas, a organização produtiva de consumo e produção de riqueza não está centrada no capital e sim no ser humano, buscando dessa forma o princípio de igualdade, uma alternativa às tradicionais relações de trabalho.

Segundo o FESMAGÉ, a economia solidária na cidade tem acontecido desde 27 de abril de 2021, onde a atividade econômica se volta para a prestação de serviços, a produção de produtos e de manifestações culturais da população mageense.