A Prefeitura de Magé iniciou um curso de capacitação em Capelania Hospitalar, ministrado através da Comissão de Educação Permanente do Conselho de Saúde. A palestra ocorreu na Casa dos Conselhos, nesta quarta-feira (20). A capelania é um grupo de diversas religiões que promove ações de trabalho voluntário para amparar e acolher pacientes hospitalizados e seus familiares, por meio de apoio espiritual.
“Não se trata da assistência de uma religião específica, mas sim de um auxílio espiritual. Existe o direito constitucional de fazer o trabalho, mas também há o modo correto de fazê-lo, e é isso que abordamos hoje. A função do capelão é confortar e não confrontar”, explica o palestrante, Normando David Santiago.
O encontro contou com líderes religiosos de matrizes afro, evangélicos, católicos e agentes do conselho de saúde. O objetivo foi ensinar as habilidades necessárias para exercer a função com ética.
“A saúde deve considerar o indivíduo como um todo: corpo e espírito. Como gestão, não podemos deixar de abraçar esta causa. Estou muito feliz com a realização deste curso de capelania hospitalar”, disse a subsecretária de Saúde, Larissa Ribeiro.