MAGÉ REALIZA FÓRUM PARA DISCUTIR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

Autoridades municipais e sociedade civil mageense se reuniram nesta quarta-feira (30) no Magé Tênis Clube no 1º Fórum Municipal de Percurso da Primeira Infância para potencializar as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Magé às crianças na primeira infância e suas famílias. O Fórum teve como tema central “Cuidar para Prosperar”, e debateu ações intersetoriais como Assistência Social, Educação e Saúde.

“A primeira infância engloba crianças de 0 a 6 anos de idade e nós precisamos cuidar dessas crianças. Esse Fórum é o pontapé inicial para que essas políticas públicas possam estar se relacionando de forma intersetorial para que essas crianças sejam alcançadas e atendidas de acordo com as necessidades delas”, explicou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes.

“Por muito tempo, toda a forma de tratar a infância foi apenas sobre o cuidado, e hoje tratamos em dois aspectos: o cuidar e o educar. Não temos mais aquela visão assistencialista de que a creche é apenas um lugar para que as crianças fiquem enquanto os pais trabalham, e sim como um ambiente educacional para ser ensinada. É sempre importante discutirmos isso em conjunto, é o que vai fazer a diferença para essas crianças”, acrescentou Sandra Ramaldo, secretária de Educação.

O Fórum foi organizado pelo Programa Criança Feliz e o Comitê Gestor da Primeira Infância, que atendem gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção. Os objetivos são promover o desenvolvimento infantil através de atividades lúdicas; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança e facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos.

“O Criança Feliz veio potencializar essas ações assistencialistas para a primeira infância. Como madrinha do projeta, uma entusiasta, fico muito feliz em estarmos cada vez solidificando mais e ampliando nossos serviços. É cuidando com amor e carinhos dessas crianças, que elas vão se tornar adultos mais responsáveis, dedicados, saudáveis e equilibrados”, concluiu a primeira-dama Lara Torres.