Para manter a qualidade da merenda nas escolas municipais, a Prefeitura de Magé está realizando o teste de aceitabilidade com a participação de 13 mil alunos. A avaliação da merenda começou em maio e passará por todas 109 escolas e creches mageenses, terminando em meados julho.
“É uma ação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proporciona às crianças a oportunidade de escolherem e opinarem sobre a alimentação diária que a escola oferta. A etapa seguinte é a pesquisa de qualidade para adequar o cardápio ao gosto deles”, explicou a diretora do Departamento de Nutrição Escolar, Marta Moreira.
O método utilizado no teste de aceitação são os votos lúdicos. As merendeiras preparam os pratos do cardápio, os alunos se alimentam e logo em seguida realizam a votação. Os avaliadores pesam os alimentos após o preparo e consumo para avaliar também o desperdício.
“Usamos as carinhas para representar o ‘gostei’ ou ‘não gostei’. Na ficha que entregamos a eles tem a imagem dos alimentos em forma natural e assim facilita a participação. Às vezes, mudando o modo de preparo, a gente consegue agradar ao aluno,” conta a nutricionista Maira dos Santos.