A Prefeitura de Magé reinaugurou, nesta quinta-feira (13), a Unidade de Saúde da Família (USF) Guarani II que estava há 15 anos sem receber obras. O espaço agora conta com serviços de odontologia com equipamentos novos, sala de vacina, enfermaria e mais 14 serviços. Ao todo, são 8.700 famílias cadastradas e atendidas por esse equipamento.
“Reformamos todas as unidades que estavam insalubres e sem a menor condição dos funcionários trabalharem. Agora estamos promovendo este mutirão de reformas. Estamos reinaugurando e entregando todas as unidades novas para a população e para os funcionários. Estamos levando a saúde básica para os bairros, construindo novas unidades, como a do Maurimárcia, Vila Serrana e Parque Iriri. É tudo feito com muito carinho e amor. Pedimos que os funcionários e pacientes cuidem delas, pois são financiadas com o dinheiro do povo de Magé”, disse o prefeito Renato Cozzolino.
A USF Guarani II oferece: coleta de exames laboratoriais, agendamento de exames de imagem, realização de curativos, matriciamento NASF, programa Remédio em Casa, visitas domiciliares, encaminhamento para especialidades, consulta clínica, consulta de enfermagem, coleta de preventivos, acompanhamento pré-natal e consulta odontológica.
“Tudo isso é para atender melhor a nossa população. Aqui temos duas equipes de saúde da família e agora equipamentos de ponta, principalmente na área de odontologia. Tudo para garantir os direitos de nossa população”, disse a secretária de Saúde, Larissa Storte.
Em dezembro de 2022, a cobertura das USF’s atingiu cerca de 99,42% da população mageense. O aumento foi de 30,84% em relação a janeiro de 2021.
“É muito bom ter um local de atendimento próximo de casa. Sair na esquina e ter uma USF à nossa disposição é excelente. Eu fiz o pré-natal, as vacinas e a puericultura aqui. E é nesse lugar abençoado que continuaremos com nossos tratamentos”, conta a moradora de Piabetá e mãe da bebê Manuela, Ana Caroline Araújo.
Estiveram presentes na reinauguração o secretário de Proteção e Defesa Civil, José Amaral; secretário de Segurança e Ordem Pública, Sargento Lopes; secretário de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Cozzolino; secretária de Comunicação, Marcela Maciel; secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço e a secretária de Educação, Sandra Ramaldo. Do poder legislativo, Fernando do Salão, Léo Freitas, Vinicius Nina, Silmar Braga, Werner Saraiva, Felipe da Gráfica, Roberto Albuquerque, além do ex-prefeito Dinho Cozzolino, também estiveram presentes.