MAGÉ TERÁ 24,7 KM DE ESTRADAS VICINAIS RECUPERADAS ATRAVÉS DE PARCERIA COM A INICIATIVA PRIVADA

Vias são usadas para escoamento da produção rural, beneficiando 327 agricultores

Com as chuvas que caem nessa época do ano, um dos maiores pesadelos dos trabalhadores rurais do Leste Fluminense são as péssimas condições das estradas vicinais para o escoamento da produção. Em Magé, o problema está prestes a encontrar uma solução imediata. O prefeito Renato Cozzolino reuniu-se, na última quinta-feira (14), com o diretor-geral do Consórcio Público de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), João Pedro Motta Leal, que apresentou ao chefe do Executivo municipal uma parceria para viabilizar a recuperação dessas estradas na cidade. Com o projeto, 24,7 quilômetros de vias serão recuperados, beneficiando 327 produtores rurais de Magé.

A recuperação faz parte de uma parceria do Conleste com a empresa Ternium, para a doação de um agregado siderúrgico que será usado na pavimentação, além do treinamento de funcionários das prefeituras para a manipulação e a aplicação do extrato doado. “A Prefeitura de Magé está de portas abertas para o Conleste, principalmente quando o assunto for de interesse da população e para a melhoria da qualidade de vida dos mageenses”, declarou Cozzolino. O diretor do Conleste salientou que a recuperação das estradas vicinais, que são o principal ligação da zona rural com a área urbana, além das estradas que ligam aos polos de distribuição, irá desafogar um gargalo e facilitar a vida de centenas de agricultores familiares, que representam grande parte da atividade agrícola de Magé.

Parceria

De acordo com o material apresentado pelo Conleste, 99,4 quilômetros de estradas vicinais deverão ser recuperados na parceria entre os municípios consorciados e a Ternium nos primeiros meses de 2021. “Como a empresa fica próxima a Magé, a cidade será, pela logística, o pulmão que fará essa parceria respirar. Pretendemos, até o fim do mês, qualificar todos os servidores das primeiras prefeituras que vão receber a doação, para, então, começar o trabalho”, anunciou Motta Leal. Nesta primeira fase, além de Magé, também serão beneficiados Casimiro de Abreu, Itaboraí, Tanguá e Teresópolis.

O prefeito Renato Cozzolino vai se reunir com representantes das secretarias municipais de Infraestrutura e de Agricultura Sustentável na próxima semana, para definir os primeiros quilômetros de vias que deverão ser atendidos a partir de fevereiro. No projeto do Conleste, constam as estradas Beira Rio T1 e T2, Liedir, Associação, Japoneses, Cachoeirinha, Ponte, Corocoxó e Áustria e as ruas Porto Rico, Lava Prato, Milton Prudêncio de Morais, Vala Preta, Oswaldo Silva, Projetada, Fada Santoro, Hungria, Argemiro e Porteira Preta, beneficiando diretamente um número estimado de 1.780 pessoas.