Prefeitura de Magé encerra etapa escolar do Orçamento Participativo e se prepara para consulta popular

A Prefeitura de Magé concluiu, na tarde desta quarta-feira (14), a fase escolar do Orçamento Participativo 2025, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento realizada desde o início da gestão do prefeito Renato Cozzolino, em 2021. Este ano, a proposta envolveu alunos da rede municipal em atividades sobre cidadania e responsabilidade financeira.

A ação passou por 12 escolas nos distritos da cidade. Nelas, os estudantes participaram de palestras e dinâmicas em que puderam sugerir melhorias para suas unidades escolares. “Hoje foi o último dessa edição. As crianças aprendem sobre responsabilidade financeira e escolhem uma melhoria que precisa ser feita na escola deles”, explicou o secretário de Planejamento e Orçamento, Bruno Rocha.

A secretária de Educação, Sandra Ramaldo, destacou o impacto da iniciativa. “É uma experiência transformadora. Estamos formando cidadãos conscientes e preparados para participar ativamente da sociedade”, afirmou.

Na próxima etapa, a população participará de reuniões distritais — com datas a serem definidas — para sugerir propostas de melhorias para seus bairros e toda a cidade. As sugestões escolhidas irão compor a cédula da consulta popular, que será realizada simultaneamente em todos os distritos por uma semana.

“O objetivo é dar voz à população para contribuir com as prioridades da cidade”, reforçou Bruno Rocha. A expectativa da Prefeitura é de ampla participação dos moradores no processo.

Com o sucesso da etapa escolar, Magé avança na construção de uma gestão mais democrática, transparente e participativa.