PREFEITURA INAUGURA USF DA FIGUEIRA

Cerca de 4 mil pessoas terão acesso os serviços da atenção básica e consultas com especialistas mais próximo de casa

A Prefeitura de Magé inaugurou neste sábado (24) a Unidade de Saúde da Família (USF) Vilmar Rosário de Oliveira, mais conhecida como USF da Figueira, localizada em Mauá. A unidade conta com os serviços da atenção básica e um centro com sete especialidades médicas para os moradores do quinto distrito. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está empenhada em reabrir as USFs que foram fechadas pela antiga gestão.

“A saúde está sendo nossa prioridade e como prometi na campanha vamos reabrir todas as USFs e a da Figueira é a primeira. Vamos reabrir muito em breve a unidade do Leque Azul, porque essas unidades perto da casa do cidadão oportuniza consulta com médico mais próximo de casa. É a partir da saúde básica que vamos resolver o problema de Magé, porque com a prevenção menos pessoas procuram os hospitais, porque o cuidado está sendo na raiz”, ressalta o prefeito Renato Cozzolino.

A nova USF terá os serviços de imunização, pré-natal, puericultura, teste do pezinho e consultas com o clínico geral, além de atendimento especializado. Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Magé, Cassandra Soares, essa junção vai otimizar a demanda do quinto distrito.

“Essa é uma unidade de atenção básica que vai ter também atendimento com especialistas através de agendamento e isso é uma conquista para a população. As pessoas vão procurar a USF para atendimento com o clínico e ele vai fazer avaliação junto a equipe da estratégia de saúde da família para direcionar o paciente de acordo com a sua necessidade e com isso vamos otimizar a demanda”, explica.

O novo secretário de Saúde de Magé, o Dr. José Carlos falou sobre o desafio de reestruturar a atenção básica e os investimentos da atual gestão.

“A saúde começa pela atenção básica, porque nela não tem centro cirúrgico e nem CTI, mas é na USF que tem o médico para começar tratar aquela dor que o paciente começa a sentir. Para ter uma saúde boa, a atenção básica precisa ser forte e vamos começar a resolver a Saúde de Magé por aqui. Vamos investir também na Saúde Bucal dessas unidades, o prefeito
pediu pra gente comprar 40 cadeiras odontológicas e queremos colocar uma em cada USF para resolver esse problema”, conta.

O deputado federal, Dr. Luizinho, esteve na inauguração e se comprometeu a ajudar a saúde da cidade.

“O prefeito de Magé está de parabéns e eu me comprometo em Brasília a ajudar trazer recursos para essa reestruturação da atenção básica. Cada vez que Magé abrir uma unidade de saúde da família, vamos levar ao Ministério da Saúde, que vai credenciar e enviar o recurso para que a unidade funcione perfeitamente. E, assim, será com as unidades especializadas em que a prefeitura abrir. Só assim, vamos fazer uma história com muito amor por Magé”, garante.

Fotos: Alvaro Carvalho/ Phelipe Santos