A Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, iniciou nesta terça-feira (30) os encontros preparatórios para a 13ª Conferência da Assistência Social. O evento ocorrerá no dia 7 de julho no Tênis Clube em Magé.
O evento inaugural, que ocorreu no CRAS Magé II na Barbuda, proporcionou uma plataforma de conversação entre a comunidade e as autoridades. O propósito era debater pré-sugestões nos âmbitos municipal, estadual e federal a respeito do assunto “Financiamento e orçamento de caráter compulsório”.
Hamilton Silva, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, destacou a importância da cooperação entre governo e sociedade nesses debates.
“Nesta primeira etapa, discutimos sobre o financiamento proveniente do Governo Federal e da esfera municipal. O controle social é exercido pela população, que deve ter um entendimento básico dos eixos de discussão para compreender o que podem exigir e como podem contribuir para a assistência social”, afirmou.
Segundo o presidente, foram abordadas na discussão pré-propostas como o estabelecimento de um piso fixo, a implementação de um cartão social para substituir o benefício eventual de cesta básica e o financiamento das entidades do terceiro setor no âmbito da assistência social.
O governo municipal convida a todos para participar dos próximos encontros da pré-conferência:
07/06 – 14h – CRAS Guia de Pacobaíba Tema: Controle Social: qualificação e estruturação das instâncias de controle social
15/06 – 14h – Igreja São Sebastião em Santo Aleixo Tema: Articulação entre os segmentos
21/06 – 14h – CRAS Vila Inhomirim III Tema: Serviços, Programas e Projetos
28/06 – 14h – CRAS Suruí Tema: Benefício e Transferência de renda
Fotos: Gilson Costa Jr