A cidade de Magé continua avançando no setor turístico. Recentemente, a Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, contribuiu na elaboração do Plano Estratégico Turismo RJ +10 anos. O evento ocorreu em 25 de julho, em São João de Meriti, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio, com o objetivo de criar um plano de ações continuadas para fomentar o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.
Magé participou ativamente em quatro dos cinco Grupos de Trabalho criados para propor e desenvolver ações que impulsionem o setor turístico no estado. Os tópicos discutidos incluíram integração turística, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteirização, experiências, promoções e estratégias de marketing. Após as discussões, foram apresentadas as principais ações sugeridas pelos Grupos de Trabalho e os passos subsequentes para a elaboração de um plano regional.
Bruno Lourenço, secretário de Cultura, Turismo e Eventos, destacou os benefícios de criar um espaço democrático para debater o turismo coletivo.
“Ao implementar estratégias de planejamento voltadas para o turismo local, podemos impulsionar a economia da região. O fluxo turístico gera empregos diretos e indiretos, aquece o mercado de trabalho e contribui para o crescimento econômico dos municípios. Além disso, o turismo bem planejado pode ser um forte instrumento para preservar e valorizar a rica cultura da Região Turística Baixada Verde”, afirmou.
A 7ª Edição da Jornada do Turismo Fluminense, edição Baixada Verde, contou com a presença de autoridades governamentais do setor turístico, como Ana Carla Moura, do Ministério do Turismo, o subsecretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, e lideranças públicas estaduais e municipais. Além deles, agentes do desenvolvimento turístico regional, como o Sebrae, e Ana Cristina Venâncio, presidente da IGR Baixada Verde, também marcaram presença.