PREFEITURA REABRE USF DA FIGUEIRA NA PRIMEIRA SEMANA DE ABRIL

Cerca de 4 mil pessoas terão os serviços da Atenção Básica mais perto de casa

A Prefeitura de Magé está empenhada em reabrir as Unidades de Saúde da Família que foram fechadas pela antiga gestão. Na primeira semana de abril, a USF Figueira, em Mauá, será reaberta com os serviços da Atenção Básica e um Centro de Especialidades para facilitar a vida dos moradores que precisam de consultas com especialistas.

“Como atenção básica, a unidade que está fechada há mais de dois anos vai ser reaberta e a gente vai atender a população dessa região que está sendo assistida por outra USF. Nós teremos um serviço amplo com especialidades como ortopedia, ginecologia, pediatria, pneumologia e psicologia. Além da enfermagem em geral com pré-natal, puericultura, atendimento da criança, vacinação em geral e preventivo. É uma unidade de saúde completa que também conta com clínico geral”, explicou a enfermeira responsável, Daniela Ferreira.

A unidade fica ao lado da Unidade Mista 24h de Mauá que estava atendendo serviços da Atenção Básica. Segundo o diretor administrativo, Matheus Pujales, as outras unidades são mais distantes e as pessoas procuram a emergência para troca de receitas, pedido de exames e dispensação de medicamentos, o que não compete à Unidade Mista.

“Com o retorno da USF, nossa unidade terá um alívio no fluxo, porque é muito comum as pessoas procurarem o 24h para os serviços básicos. Isso atrapalha muito, porque a unidade fica mais cheia. Como as outras unidades ficam mais distantes, as pessoas procuram a nossa, mas agora com a USF aqui vai facilitar o acesso dos moradores e ajudando nossa emergência”, frisou Matheus.

Em Santo Aleixo, a Prefeitura iniciou a obra de construção da USF da Capela, também fechada em 2017. A unidade vai facilitar a vida dos moradores que por muitas vezes ficam sem usar os serviços por falta de dinheiro para pegar uma condução e até mesmo pelo longo trecho de deslocamento para as pessoas que têm a idade mais avançada ou dificuldades de locomoção.

Fotos: Phelipe Santos