AÇÕES DA INFRAESTRUTURA SEGUEM TRANSFORMANDO OS BAIRROS DE MAUÁ

Obras incluem reforma de uma rodoviária, elevação de ruas e dragagem de canais

O trabalho não para em Mauá. No bairro Jureré, funcionários da Prefeitura fazem o manilhamento de 100 metros da Rua 9 (FOTO: Gilson Jr.)

Diversas frentes de trabalho da Secretaria de Infraestrutura estão mudando a cara de bairros de Mauá, no quinto distrito de Guia de Pacobaíba. Uma das intervenções vem acontecendo no Jereré, onde uma equipe realiza, na Rua 9, o manilhamento de 100 metros de tubulação para o escoamento de águas pluviais. No local, também será construída uma praça. Nesta terça-feira (23/03), equipes da Prefeitura de Magé continuaram percorrendo Mauá e mantiveram a dragagem do Canal do Ypiranga, na Rua Aurora; a reforma da rodoviária e da praça Palmira Coelho, ambas em Olaria; e a visita do Cantinho da Vovó, para o reconhecimento de ruas que receberão saibro e brita na próxima semana.

Coordenador-geral de Infraestrutura em Mauá, Sandro Vicente da Silva disse que a localidade de Jereré não via obras daquele porte há muitos anos. Ele acredita que as mudanças que estão sendo feitas beneficiarão cerca de 3 mil moradores. Um deles é o Edson Nobre, pintor de 52 anos, que mora na casa ao lado do terreno onde será construída a praça. “É uma obra que me deixa emocionado porque nunca tinha visto nada parecido. E ainda vai ter uma praça para a alegria dos meus netos”, assegurou. Nobre contou que, quando se casou, precisou sair de casa com as roupas da cerimônia em uma bolsa para se trocar no cartório. “Chovia e a rua estava alagada. Se fosse hoje, seria diferente”, acredita.

Outra praça que ganhou atenção da Secretaria de Infraestrutura foi a Palmira Coelho, em Olaria, onde fica uma rodoviária com o mesmo nome. Além da pintura do prédio de parada dos ônibus, que é voltado para a Rua Nossa Senhora da Glória, os funcionários da Prefeitura também começaram a trocar a iluminação local e pintar os meios-fios da Rua Castro Alves. Em São Francisco, houve elevação de 15 ruas com saibro e brita, além do desassoreamento do Canal da Olavo Mussel. Na Rua Aurora da Silva Gomes, uma retroescavadeira e 12 caminhões movimentaram a manhã de terça, retirando e transportando os resíduos resultantes da dragagem do Canal do Ypiranga.

O encarregado das obras na região, Ronnie Nunes, explicou o trabalho: “Estamos aqui desde cedo fazendo a dragagem de 500 metros de canal. Ao todo, são três quilômetros. E é preciso ter muito cuidado nesse serviço porque alguns animais têm sido vistos na água, como capivaras e jacarés”. O aposentado Eliano Marinho, 68, contou que frequenta a área há 50 anos e que conhece pescadores que tiravam o sustento da pesca no canal. “Hoje, infelizmente, isso não é possível. Espero que, com a obra, os peixes voltem e eu possa trazer amigos para pescar aqui”, afirmou. No Cantinho da Vovó, 20 vias começam a ser britadas e patroladas na próxima semana, dentre elas as ruas 100 e 82 e a Avenida 2.

Barbuda e Novo Horizonte

Além de Mauá, outras frentes de obra da Secretaria de Infraestrutura trouxeram mudanças para bairros do primeiro distrito. Na Barbuda, o asfalto chegou com força total na Rua Ramirez Duarte Pinto. “Hoje, começamos uma nova mega estrutura de equipamentos profissionais sendo utilizados nas nossas intervenções. Agora, temos junto com a gente um rolo de sete faixas, um rolo chapa-chapa e uma acabadora de grande porte. Todos estão sendo usados na Barbuda”, declarou o secretário Marcos Pereira. No Novo Horizonte, depois de anos de espera, os moradores presenciaram, também nesta terça, o término do asfaltamento da Rua 3.