PREFEITURA REALIZA PRIMEIRA FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A ‘Mostra de Robótica’ reuniu dois mil alunos da rede municipal de ensino

Ciência e Tecnologia nas mãos dos pequenos mageenses. Para aprimorar o conhecimento e descobrir novos talentos, a Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Educação, iniciou nesta quarta-feira (28), a 1ª Feira de Ciência e Tecnologia na E.M. Profª Geralda Izaura Ferreira Telles.

Com o tema ‘Mostra de Robótica’, dois mil alunos apresentaram diversos projetos tecnológicos. Além das exposições, os estudantes também tiveram experiências com a sala de cinema, girotech e o planetário itinerante.

A secretária de Educação, Sandra Ramaldo, classificou o evento como um marco na história área da cidade.

“Os alunos e professores estão com brilho nos olhos nessa entrega dos projetos. De fato, a robótica educacional não só proporciona o contato com a tecnologia, mas também abre oportunidades para inúmeras possibilidades. Estou muito feliz por termos sido os pioneiros ao colocarmos a robótica educacional nas salas de aula”, destacou a secretária.

No segundo dia, a escola municipal também recebeu a caravana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF- Cabo Frio). Encerrando a semana, o último dia da mostra contou com a presença do Museu Ciência e Vida da Fundação CECIERJ.

Animados, os alunos do 6º e 7º ano, da Escola M. Paulo Freire apresentaram cinco projetos. Para eles, os projetos podem fazer a diferença no dia a dia das famílias.

“Nós trouxemos o carro que anda sem intervenção humana, o ventiluz que produz eletricidade, o macaco mecânico e o techtable que responde os comandos através da Alexa”, explicou a aluna Ana Clara Bráz.

Para a estudante, Alicia dos Santos, através da exposição os jovens ampliarão os conhecimentos relacionados à ciência.

“Eu gosto muito de trazer esses projetos porque dessa forma as pessoas irão conhecer sobre as aulas de Robótica que temos. E ainda, os visitantes poderão conhecer os projetos que fizemos”, contou.

Ao todo são oito unidades escolares na rede municipal em que o projeto é desenvolvido. A robótica educacional ajuda a desenvolver habilidades e benefícios para o futuro profissional e pessoal, como: raciocínio lógico, organização nas aulas e nas tarefas diárias, escrita, criatividade além de impactar diretamente no desempenho escolar. Algo que professora Taina Brito, que dá aula de Robótica da Escola M. Paulo Freire, em Mauá, aponta com grande importância para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

“A aula de Robótica tem sido totalmente inovadora para a rede municipal e na educação de Magé. Aqui, os estudantes estão desenvolvendo a criatividade e outras especialidades. Acredito que estamos lançando uma nova perspectiva de profissões e interesses”, afirmou.

Fotos: Rômulo Barbosa