A praça Nilo Peçanha, em Magé, foi palco de uma exposição dos trabalhos realizados dentro de sala de aula feita pelos alunos do Projeto Ambiente Jovem nesta quarta-feira (07). A iniciativa, uma parceria do governo estadual com a Secretaria de Meio Ambiente e de Educação de Magé, já impacta positivamente a vida dos jovens que estudam na Escola Vereador Waldair Amaral, em Suruí, quarto distrito do município.
Os estudantes apresentaram maquetes sobre questões ambientais, além de produtos produzidos por eles como o sabão ecológico, vestidos feitos com material reciclável, recipientes de garrafas pet para plantio de mudas de árvores, entre outros.
“Este é um momento significativo para Magé e para o futuro dos nossos jovens. Através do Ambiente Jovem, esperamos apresentar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento sustentável, mas também abrir portas para o emprego formal e o empreendedorismo entre os jovens”, afirmou Carlos Henrique Lemos, secretário de Meio Ambiente.
O programa visa capacitar os jovens para que se tornem agentes de mudança em seus territórios. Por meio de aulas e oficinas, os participantes são preparados para enfrentar os desafios socioambientais contemporâneos, recebendo ainda uma bolsa-auxílio mensal de R$ 300,00.
O Ambiente Jovem não se limita à capacitação para o mercado de trabalho; ele busca instigar uma visão empreendedora nos jovens, oferecendo alternativas para geração de renda e promovendo uma melhoria significativa em suas qualidades de vida e das comunidades onde estão inseridos.
A estrutura do programa inclui um currículo com temas como sustentabilidade, cidadania, o bioma da Mata Atlântica, gestão de recursos hídricos, florestas, ciclos biogeoquímicos, mudanças climáticas, sociedade de consumo e gestão de resíduos sólidos.
Após a conclusão da capacitação teórica, os jovens são incentivados a aplicar e disseminar o conhecimento adquirido por meio de oficinas práticas de Arte-Educação, que incluem, entre outras, atividades relacionadas à música, moda e design sustentável.