RODOVIÁRIA DE MAGÉ RECEBE POLO DO CAFÉ DO TRABALHADOR

Programa para combater insegurança alimentar oferece café da manhã grátis

Em conjunto com o Governo do Estado, a Prefeitura de Magé inaugurou mais um polo do Café do Trabalhador, agora na rodoviária do primeiro distrito. O programa oferece gratuitamente 250 kits por dia, com direito a um pão com manteiga, café (com ou sem leite), e uma fruta. Com o objetivo de atender o trabalhador que sai cedo para outras cidades, o café começa às 4h da manhã e termina às 8h. O programa é uma parceria entra a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado.

“É urgente essa parceria para desenvolver ações de promoção de acesso à alimentação. O Café do Trabalhador é um programa que vem dentro desse escopo, de permitir que as famílias que estão em insegurança alimentar acessem a primeira refeição do dia. O café da manhã é considerado uma das principais refeições”, explica o superintendente de Estado de Segurança Alimentar e Nutricional, Victor Hugo Miranda.

De acordo com o Datafolha publicado em abril de 2023, 23% das famílias afirmaram não ter comida suficiente em casa. O pico desta série aconteceu em julho de 2022 onde este número alcançou 33%.

“A gente sabe que a fome aumentou depois da pandemia e estamos trabalhando para amenizar. Já inauguramos o Café do Trabalhador em Piabetá, agora em Magé e também temos o RJ Alimenta em Suruí”, disse a vice-prefeita, Jamille Cozzolino.

O RJ Alimenta oferece 1500 refeições por dia e atingiu 417 mil quentinhas servidas até 26 de janeiro de 2023. O programa está em funcionamento há 2 anos e meio.

O primeiro polo do Café do Trabalhador, na rodoviária de Piabetá, foi inaugurado há 1 ano e oferece 500 kits diários.

“O nosso governo e o governo do Estado têm pensado muito na população. Ter um pão de manhã com café e uma fruta é muito mais que direito, é garantia de dignidade para essas pessoas,” disse a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes.

“Fico muito feliz pelas autoridades de Magé estarem olhando com atenção para a carência que temos aqui. Não só em Magé, mas no Rio todo. Estamos dando o primeiro passo que é pensar no trabalhador que às vezes chega aqui de madrugada sem um café da manhã. Estão todos parabéns por esses projetos”, comemora a moradora do 1° distrito, Sônia Silva.

Os programas de acesso a alimentação não param por aí! De acordo com o deputado estadual Vinicius Cozzolino, Magé poderá ter um restaurante popular.

“Nós já temos o compromisso do governador Claudio Castro, quem tem olhado para Magé com muito carinho, de fazer uma parceria para um restaurante popular. Nós estamos em negociações com o governo do Estado e, em breve, teremos um desenho mais apurado”, afirmou o Vinicius.

Estiveram presentes na inauguração do polo a secretaria de Educação, Sandra Ramaldo; o presidente da Câmara Municipal, vereador Valdeck Ferreira e o vereador Silmar Braga.