SAÚDE CAPACITA TÉCNICOS E ENFERMEIROS QUE COLETAM SANGUE NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Para fortalecer e melhorar a prestação dos serviços à população, os profissionais que atuam na rede municipal de Saúde seguem passando por cursos de qualificação e capacitação. Desta vez, 105 técnicos de enfermagem e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família tiveram um intensivo sobre coleta de sangue para melhoria dos exames laboratoriais.

“Nossos pacientes são o amor de alguém e, por isso, precisamos oferecer cada vez mais um serviço de qualidade e com excelência, porque estamos trabalhando com resultados e, através deles, são diagnosticadas algumas doenças. A fase da coleta de sangue é muito importante para a precisão dos exames laboratoriais e, neste momento, onde ocorrem mais erros, nossa ideia é minimizar esses problemas. Por isso, criamos esse curso de capacitação”, explica a bióloga Vanessa Demauro, uma das palestrantes.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) que promove essas capacitações aos funcionários da pasta. “Precisamos uniformizar cada vez mais os nossos processos e procedimentos. Diariamente, pensamos em estratégias para melhorar nossos serviços e trabalhamos isso também em parceria com a ouvidoria e os outros programas da Saúde. Entendemos o que cada setor precisa, criamos as estratégias e colocamos em prática para o melhor funcionamento da rede”, finaliza Adriano Rocha, coordenador do NEP.