Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil teve alta de 40% nos casos de depressão entre a pré-pandemia e o primeiro trimestre de 2022. Em Magé, a Saúde está conduzindo a Campanha Janeiro Branco, com o tema “A vida pede equilíbrio” em ações voltadas à saúde mental.
Com apoio de uma equipe multiprofissional, os pacientes e familiares assistidos pelo Complexo de Saúde Mental de Magé participaram da ação com roda de conversa, oficina artística, música e atendimentos gratuitos com manicure, trancista e dentista.
“Oferecemos uma manhã bem dinâmica aos pacientes acompanhados pelo Complexo de Saúde Mental, familiares, amigos e convidados. O Janeiro Branco tem a proposta para chamar atenção para esses cuidados que influenciam muito no nosso dia a dia”, detalha a coordenadora da Saúde Mental, Michelle Medeiros.
Saúde Mental todos os dias do ano
Buscando um ambiente descontraído e leve, a ação terminou com arte, dança e a lembrança de que saúde mental é um assunto que deve ser debatido além do mês de janeiro.
“É comprovado cientificamente que a arte traz bem-estar para as pessoas e nada como a música. Nossos pacientes puderam se divertir bastante e ter um ambiente descontraído nas unidades. Eles aproveitaram para soltar o corpo e se levar pelo ritmo da música,” conta Michelle
Magé tem uma rede que trata especificamente da saúde mental formada pelos Centros de Atenção Psicossocial: CAPS AD – Álcool e outras Drogas, CAPS II Lídia Menezes, CAPS III de Piabetá e CAPS Infanto-juvenil. As unidades são formadas por equipes multiprofissionais, que realizam atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.