A Secretaria de Controle Interno de Magé tem redobrado os esforços para aprimorar a eficiência e eficácia da Gestão Pública. Com 11 servidores de formação diversificada, o órgão atua como um auxiliar crucial do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, focando em promover o respeito às leis que regem o sistema administrativo brasileiro e a economicidade em contratações públicas.
Para fortalecer ainda mais a eficácia do órgão, a secretaria está implementando um programa de capacitação e reciclagem. O treinamento é realizado por meio de cursos oferecidos pela Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, além de outros cursos de atualização fornecidos por órgãos competentes de Auditoria e Fiscalização.
O secretário Jorge Almeida Mussauer destacou que a capacitação é de suma importância para a gestão municipal, pois fortalece o conhecimento e qualifica a equipe que atua no governo.
“Com o advento da Nova Lei de Licitações e Contratos treinamos toda a nossa equipe de forma específica para atuar com sucesso nos processos administrativos pertinentes. Estamos sempre nos atualizando para garantir a melhor gestão dos recursos públicos”, afirma o secretário.
A equipe já realizou capacitações em áreas cruciais como “Fundamentos legais para concessão de adiantamentos de numerários”, “Implementação da LGPD”, “Elaboração de parecer com foco em prestação de contas” e “Prestação de contas de governo”. Essas ações têm como objetivo preparar o time para lidar com uma ampla gama de processos administrativos e desafios emergentes na gestão pública.
Atualmente, o Controle Interno conta com uma equipe de servidores com formação em áreas de nível médio e superior, incluindo advogados, contador, administradores, tecnólogos em RH, economista e técnico em contabilidade.