O acolhimento é temporário, mas o amor é eterno! Através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a Prefeitura de Magé promoveu a entrega do certificado de capacitação para mais uma família que agora faz parte do Serviço de Família Acolhedora. A entrega do documento aconteceu nesta quinta-feira (20).
O Serviço de Família Acolhedora (SFA) é destinado ao acolhimento temporário de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social do município. As famílias interessadas passam por um processo de seleção. Na primeira etapa, é feita avaliação documental. Em seguida, os candidatos passam por uma avaliação psicossocial e, depois, há mais duas etapas de qualificação de como funciona o serviço. Esse serviço é muito importante para essas crianças que tiveram algum rompimento familiar e precisam estar num ambiente de amor.
Casados há nove anos, o auxiliar de serviços gerais, Tiago Vieira, e o cabeleireiro, Milton do Amaral celebraram o início da nova família.
“Nós estamos muito felizes e não vemos a hora da primeira criança chegar na nossa casa. Tenho certeza que vai ser muito bacana e vai ser a família que sempre quisemos, mesmo sendo temporário. Tenho certeza que iremos crescer muito, e iremos proporcionar muito amor e felicidade para criança ou adolescente”, contou o cabeleireiro, Milton do Amaral.
Emocionada, a técnica de enfermagem, Sineide Bastos está em busca do terceiro acolhimento familiar.
“Sempre fui feliz com crianças correndo ao meu redor e é muito bom oferecer amor para eles. Os dois primeiros acolhimentos que fiz foram adotados, isso não tem preço. A felicidade que as crianças trazem pra gente, é algo que é levado para a vida inteira. O pouco de tempo que eles passam com a gente, onde nós oferecemos amor e carinho, eles carregam para o resto da vida. E quando eles saem, eles vão preparados para seguir o caminho deles”, contou.
Como fazer parte do SFA:
O interessado no serviço de acolhimento temporário precisa ter mais de 18 anos, estar em boas condições de saúde física e mental, não possuir antecedentes criminais, comprovar estabilidade financeira, ter convivência familiar estável e ser livre de dependentes de substâncias entorpecentes.
Para inscrições e mais informações, a equipe técnica do Serviço Família Acolhedora realiza atendimento na base, que fica na Avenida Simão da Motta, nº 806, 2º andar, de segunda a sexta das 9h às 17h. Ou por e-mail familiaacolhedoramage@gmail.com .
Fotos: Gilson da Costa