Pensar em rede o enfrentamento à violência e não revitimizar a mulher. “É preciso capacitar toda uma rede que, além dos órgão públicos, conselhos, ONGS, também deve contar com escolas e os templos religiosos, não somente para identificar e ajudar as vítimas, mas ter a sensibilidade de fazer esse acolhimento e a escuta qualificada. Para que a cadeia de agressão e a independência venham para a vida dessa mulher”, destacou a assistente social do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Mageense, o Ceam, Vilma Neves.
No encontro, a mesa principal do evento foi liderada pela presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Silvana Castilho, e a vice-presidente do CMDDM, Sônia Maria Muniz Barreto, que receberam a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres Leliane Pinheiro, e a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes, que destacou como a gestão municipal de Magé tem se preocupado em agir nesse acolhimento às vítimas. “Temos o CREAS e inauguramos o Ceam que realizou quase 200 atendimentos nesse equipamento, oferecendo suporte às vítimas e ajudando no processo de enfrentamento e saída do ambiente de violência. E no trabalho conjunto com o Conselho da Mulher e Coordenadoria das Mulheres fazemos a multiplicação dessas informações”, completa.
Psicanalista clínica e especialista no apoio às mulheres vítimas de violência através da ONG HD, Hyslaine Bento, destacou na palestra principal do encontro a necessidade de atuar junto aos jovens e identificar comportamentos que não podem ser considerados normais. “É preciso mostrar às meninas que o namoradinho não pode sacudir ela na hora do recreio, não é normal puxar o cabelo, e não deixar que a agressão – por menor que seja o gesto – é agressão! E não é só a física. Mulheres jovens que são inferiorizadas em grupos sociais ou no trabalho. A violência psicológica e o cárcere emocional estão presentes no dia a dia e muitas vezes não é identificado”, detalhou a diretora da ONG que desenvolve o projeto ‘Lacinhos Poderosos’ que incentiva a independência financeira dessas vítimas para saírem do ambiente de violência doméstica.
Dados alarmantes da Patrulha Maria da Penha em Magé
Criada há três anos no 34° BPM, a Patrulha Maria da Penha também fez parte do encerramento do Agosto Lilás na Casa dos Conselhos de Magé.
Os policiais militares têm a missão de acompanhar a proteção de mulheres que têm medidas protetivas. E o número é crescente: num único dia do mês neste Agosto Lilás, chegaram 22 novas medidas para a Patrulha averiguar e incluir no acompanhamento.
Para o atendimento das mulheres em situação de violência, a orientação é que liguem para o 180 ou peçam ajuda policial através do 190. A ligação é gratuita e o funcionamento é 24 horas.
Fotos Gilson Jr
1º Encontro de Enfrentamento à Violência contra a Mulher - Fotos Gilson Jr
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.