MAGÉ RECEBE SEMINÁRIO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO

Evento faz parte da agenda itinerante por cidades com quilombos remanescentes

Neste sábado (29), a Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ), com apoio da Prefeitura, realizou o I Seminário Quilombola de Magé. O evento realizado no Quilombo do Feital teve o objetivo de fortalecer e articular a integração das demandas quilombolas através de políticas públicas.

“Nós somos 53 comunidades quilombolas dentro do estado e ano passado deliberamos a realização desses seminários municipais para fortalecer a questão do território quilombola e dialogar melhor com a sociedade e poder público”, explicou a presidente da ACQUILERJ, Ana Beatriz Nunes.

O seminário teve a participação de autoridades municipais e lideranças quilombolas e contou com inserções culturais como danças, exposição afro, jongo, samba de roda, maculelê, música e desfile quilombola.

“É um reconhecimento histórico à nossa diversidade cultural. Durante um tempo essa história ficou apagada e estamos resgatando isso. Temos três quilombos em Magé e conseguimos aprovar um projeto de lei que inclui a data de certificação desses quilombos no calendário oficial da cidade e a realização de um festival quilombola no final do ano”, disse o secretário de Cultura de Magé, Bruno Lourenço.