A Prefeitura de Magé treinou, nesta segunda-feira (10), os agentes de combate a endemias para próxima etapa da campanha de vacinação antirrábica que começa no dia 22 de julho. A campanha passará, semanalmente, por todos os distritos, começando em Suruí e Mauá, depois Piabetá (29/7), Santo Aleixo e Rio do Ouro (12/8) e Magé (19/8).
“É um evento muito importante para o nosso município. Muitos acham que a raiva animal é uma doença erradicada, mas 59 mil pessoas morrem por ano no mundo com esse vírus. No Brasil isso não acontece, porque fazemos um controle anual”, disse o veterinário que ministrou o curso, Odilon Brasil.
Para quem atua na rede de saúde de Magé, a Secretaria Municipal de Saúde conta com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) que promove essas capacitações gratuitas e com certificado.
“Magé tem uma preocupação com a saúde dos nossos animais. Eu trabalho há 32 anos no combate a dengue, mas fiz vários cursos de preparação para campanha da vacina antirrábica. Tem funcionado muito bem até os dias de hoje”, conta o agente de combate a endemias, Cleber Roberto.
“Estamos aprendendo a cada dia. Já tinha feito este curso, mas é sempre bom atualizar. Aqui nunca tivemos falta de vacina antirrábica”, conta o guarda de endemias, Jucinei Goudard
A campanha vai contar com a parceria entre as pastas da Saúde e a Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais, e os protetores de animais devem entrar em contato com a Coordenadoria de Defesa dos Animais no WhatsApp (21)97608-6358 para a aplicação da vacina em casa.