PREFEITURA DE MAGÉ PROMOVE CAMINHADA PARA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

A campanha do Setembro Amarelo, dedicada à prevenção ao suicídio, foi organizada pela Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Saúde, com uma caminhada que partiu do bairro Flexeiras, no primeiro distrito, rumo à Praça Nilo Peçanha. Durante o trajeto, as pessoas foram alertadas sobre os riscos, sintomas e serviços oferecidos pelo governo municipal em relação à saúde mental.

“A gente cuida da saúde mental em nosso município não só em setembro, mas durante todo o ano. Suicídio, não! Viva a vida!”, exclamou a vice-prefeita, Jamille Cozzolino, que também participou da caminhada.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem por suicídio do que por HIV, malária ou câncer de mama – ou mesmo guerras e homicídios. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo.

“Temos equipes qualificadas distribuídas por todos os distritos, prontas para acolher e acompanhar os casos de saúde mental e tentativas de suicídio. Se precisar de ajuda, vá ao hospital ou posto 24h. Para acompanhamento, busque os CAPS 2,3 ou AD e o ambulatório de saúde mental”, informa Nielson Athayde, coordenador Geral de Saúde Mental.

No CAPS infanto juvenil, crianças e adolescentes de até 18 anos são atendidos. No CAPS AD, os atendimentos são voltados para adultos que fazem uso prejudicial de substâncias psicoativas. Já no CAPS II Lídia Menezes e no CAPS III de Piabetá, o serviço ofertado é de atendimento a pessoas adultas portadoras de transtornos mentais graves.

*Endereços:*

Complexo de Saúde Mental: Rua Hilda Portela, 165, Flexeiras. Telefone: 2633-1711.

CAPS AD, CAPS II Lídia Menezes e Infantojuvenil: Rua Itaguaí, 130 – Flexeiras.

CAPS III Piabetá: Rua Amazonas, 591.