MAGÉ PROMOVERÁ ENCONTRO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO

Expo Afro Magé conta com apresentações de música, dança, intervenções artísticas e feira de artesanato.

A Secretaria de Cultura, Eventos e Turismo da Prefeitura de Magé vai realizar a primeira edição da Expo Afro Magé no domingo (26/11), em Guia de Pacobaíba. O evento começa às 10h e conta com intervenções culturais das comunidades quilombolas, música, feira de artesanato, gastronomia, desfile de moda, exposições artísticas e dança.

“Esse encontro tem como principal objetivo enaltecer as manifestações artísticas e culturais afro-brasileiras, o artesanato, a gastronomia, a moda e também promover toda a riqueza cultural quilombola. Surge como uma iniciativa pioneira em Magé, com o propósito de fomentar o empoderamento da população negra e, ao mesmo tempo, promover a diversidade cultural,” disse o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço.

De acordo com o último censo (2010), cerca de 63% da população mageense é autodeclarada preta ou parda. O município tem 3 quilombos reconhecidos pela Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj) e é terra de Maria Conga, Garrincha e outros expoentes da cultura negra que têm, ou tiveram, reconhecimento nacional.

“Precisamos reafirmar a importância histórica e contemporânea da cultura afro-brasileira na construção da identidade mageense, bem como fortalecer o sentimento de pertencimento. Por meio de exposições, apresentações artísticas e intervenções culturais, a Expo Afro Magé pretende ser um espaço de aprendizado, troca de saberes e celebração das contribuições culturais do povo negro para Magé”, concluiu Bruno.