O potencial do turismo histórico-cultural para incrementar o trade turístico regional e nacional foi um dos principais pontos destacados no 3º Fórum de Turismo, realizado em Magé. O evento, que aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro no Rotary Club, reuniu autoridades, empresários e representantes do setor de outros municípios.
“A felicidade de poder receber tantas pessoas, que desejam ver o turismo prosperar, é imensa. Este Fórum é crucial para discutirmos as futuras ações da Secretaria de Turismo. Tenho certeza de que muitas iniciativas positivas surgirão”, disse a vice-prefeita Jamille Cozzolino.
“É fantástica a ideia deste Fórum de Turismo. Fiquei encantada com a programação e com tudo o que vi. Magé está no caminho certo. Precisamos plantar essa semente na mente da população e dos empresários. Estabelecemos uma parceria e em breve anunciaremos as novidades que estão por vir”, relatou Adriana Homem, assessora de Turismo da presidência da Fecomércio-RJ.
Com o tema “Turismo como Impulsionador do Desenvolvimento Local”, o Fórum foi criado para fortalecer e estreitar laços do trade turístico, evidenciar os potenciais turísticos do município e aproximar as lideranças públicas, visando à integração e à união de esforços para o desenvolvimento do setor turístico de Magé.
“O objetivo do Fórum é discutir exatamente o potencial econômico que o turismo pode fomentar na cidade. A gestão pública, porém, não consegue fazer isso sozinha; é necessário envolver a sociedade e o empresariado”, enfatizou o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço.
No primeiro dia, foram abordados temas como o impacto dos eventos municipais no turismo, experiências turísticas e estratégias da gestão pública para a promoção do turismo local. No segundo dia, discutiu-se a inovação tecnológica aplicada às atividades turísticas, os roteiros turísticos e o turismo como fator de desenvolvimento econômico. Na abertura do Fórum, a cantora mageense Aimê Braz foi apresentada como a embaixadora do turismo de Magé.
O evento contou ainda com a presença dos secretários municipais Gustavo Cozzolino (Desenvolvimento Econômico); dos subsecretários municipais Virginia Riguete (Turismo), Márcio Lopes (Cultura) e Luiz Otávio Rosário (Eventos); dos secretários de Turismo de Nova Iguaçu, Mário Lopes, e de Guapimirim, Mário Seixas; dos representantes da TurisRio, Anderson Moura e Pablo Kling; e dos vereadores Valdeck Ferreira e Professor Gerson.