Prefeitura de Magé realiza workshops sobre nova Lei de Licitações para servidores e empresários

A Prefeitura de Magé, em parceria com o Portal de Compras Públicas, promoveu nesta sexta-feira (16) dois workshops voltados à capacitação prática sobre a nova Lei de Licitações (Lei 14.133/21). As atividades aconteceram ao longo do dia na Casa Festa e foram divididas em dois momentos: o primeiro, direcionado aos servidores públicos municipais; o segundo, voltado para empresários e comerciantes locais interessados em participar de processos licitatórios com o município.

A iniciativa, intitulada “Conexão na Prática” (para os servidores) e “Venda+” (para o setor privado), teve como objetivo explicar de forma clara, acessível e técnica como os novos procedimentos de compras públicas impactam diretamente a gestão pública e o desenvolvimento econômico local.

A vice-prefeita Jamille Cozzolino destacou a importância da qualificação de ambos os públicos para a aplicação eficaz da nova legislação: “É muito importante capacitarmos nossos servidores na nova lei de licitação, se preocupando com a modernização. Nós tivemos dois momentos, o primeiro para os servidores e o segundo para empresários da nossa cidade poderem participar de um curso para que eles possam participar também das licitações e movimentar a economia de Magé,” afirmou.

A nova Lei 14.133/21, que substitui a antiga Lei nº 8.666, estabelece novas diretrizes para contratações públicas e exige atualização técnica tanto dos agentes públicos quanto dos fornecedores interessados em vender para a administração. Nesse contexto, o evento também buscou aproximar os comerciantes da realidade das compras governamentais, desmistificando os processos e incentivando a competitividade local.

Segundo o consultor regional do Portal de Compras Públicas, Gledson Vinicius, a capacitação cumpre um papel estratégico para fomentar a economia e garantir mais transparência e eficiência nas contratações públicas. “Estamos aqui hoje trazendo duas atividades de formação para explicar aos empresários que é possível, transparente e viável participar das licitações da cidade. A gente entende que as compras públicas são um motor de transformação local e a gente precisa, na outra ponta, dos servidores entendendo com propriedade o que a Lei 14.133 necessita,” destacou.

Os workshops fazem parte de uma série de ações planejadas pela Prefeitura para modernizar os processos administrativos, promover inclusão econômica e estimular o crescimento sustentável de Magé por meio da valorização da mão de obra e do comércio local.