A arte e a música desembarcaram na Escola M. Tiradentes, no Parque Estrela. Com o apoio da Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Educação, cerca de 300 alunos e 30 professores, participaram nesta terça-feira (12), do projeto sociocultural “Sinta o Som – Entre Rios, Mares e Oceanos”, do Instituto Brasileiro de Música e Educação.
“É uma alegria enorme oportunizar para os nossos alunos esse projeto grandioso, que une cultura e educação, além de musicalidade. É um momento de aprendizado onde trabalhamos questões sobre o meio ambiente, sustentabilidade para além das salas de aula”, contou a secretária de Educação, Sandra Ramaldo.
O programa utiliza a música e a ludicidade como ferramentas pedagógicas, promovendo vivências artísticas e sensoriais para alunos e professores. Durante as atividades, foram construídos instrumentos musicais com materiais recicláveis e trabalhados conteúdos ligados à expressão corporal, consciência ambiental e cultura popular.
Nas oficinas, os participantes constroem e tocam instrumentos musicais feitos com materiais reutilizáveis — como plásticos, latas, papéis e tampinhas — incentivando a criatividade, a sustentabilidade e a ressignificação do uso desses materiais como potência educativa e transformadora.
“A música pertence à escola e sempre esteve nos seios das famílias. E contribui para a formação humana, com a formação de jovens, e faz parte do desenvolvimento. Tivemos uma experiência maravilhosa nessa escola e as crianças aproveitaram demais”, afirmou a
diretora executiva do Instituto Brasileiro de Música e Educação, Moana Martins.
Fotos: Gilson da Costa Junior