CANALIZAÇÃO DE VALÃO PROMETE FIM DE ESGOTO A CÉU ABERTO NO BATATAL

Galeria de cerca de 300 metros vai represar o curso d’água entre as ruas H e Marta Vidal

Os moradores do Batatal, na Vila Serrana, estão prestes a se verem livres do mau-cheiro, das doenças e das dores de cabeça causadas pelas enchentes. Isso porque a Secretaria Municipal de Infraestrutura começou, nesta semana, a canalização de cerca de 300 metros do valão que se estende pela Rua N entre as ruas H e Marta Vidal. Na última terça-feira (26/07), o prefeito de Magé, Renato Cozzolino, visitou a obra e conversou com as pessoas que vivem no bairro. “Essa semana, estamos com os esforços concentrados na melhoria das condições para dar fim ao verdadeiro esgoto a céu aberto nesta região e para dar mais dignidade e qualidade de vida à população”, comentou.

No local, os funcionários e as máquinas da Prefeitura estão instalando os tubos de PEAD (material mais resistente) para a confecção da galeria de 3 metros de altura por 2 metros de largura que irá represar o curso d’água. O prefeito Renato anunciou, durante a ida ao Batatal, que uma área de lazer será construída sobre a canalização, com paisagismo, espaço para caminhada, iluminação de LED e brinquedos para as crianças, dentre outros. “A gente aguardava essa obra há muito tempo. Vai ser bom para livrar nossos filhos e netos das doenças causadas pelos ratos que vêm pelo esgoto”, saudou a cuidadora de idosos Maria José Silva, 50, que mora há 35 anos na beira do valão.

Outro morador antigo na Vila Serrana, o balconista Ruarinho Miguel, 67, disse que a obra é um alívio para que ele não tenha que passar pelo que um amigo de Raiz da Serra passou. “Ele perdeu móveis e roupas na última enchente que teve lá em Raiz e teve que depender de doações para sobreviver. Já entrou água aqui no quintal de casa, mas nada que nos assustasse tanto”, contou. Outros valões estão sendo canalizados pela Prefeitura no município. Os canais do Caioaba e do Maurimárcia também darão lugar a áreas de lazer. Outro valão que vai passar por obras é o do Partido, em Suruí.

(Fotos: Gilson Jr )