ESTADO E PREFEITURA PROMOVEM MEGA AÇÃO SOCIAL NO MUNDO NOVO

Programa 'Social + Presente' é realizado pela segunda vez em Magé

Depois da Vila Nova, foi a vez dos moradores da Lagoa receberem nesta quinta-feira (16-12), no Campo do Mundo Novo, o programa “Social + Presente”, mega ação do Governo do Estado com apoio e parceria da Prefeitura de Magé. A população teve acesso a vários serviços cidadãos, de saúde, além de embelezamento (tanto masculino como feminino) e recreação para as crianças, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e órgãos ligados à Pasta (Fundações Leão XIII, Santa Cabrini e Infância e Adolescência) e outros órgãos, como Detran e Sine. No nível local, os atendimentos foram realizados pelas Secretarias de Ação Social e Direitos Humanos e Saúde.

Antes mesmo do início do evento, uma fila já estava formada por homens, mulheres e crianças, do lado de fora do campo, para serem atendidos e se divertirem nos brinquedos infláveis instalados no local. Foi unânime a satisfação estampada nos rostos das pessoas que estavam no local. Como foi o caso de Juliana Souza, de 21 anos, que aproveitou para conseguir um “combo” de serviços.

“Moro em Nova Marília, mas como vim visitar minha afilhada aqui na Lagoa, resolvi a oportunidade para solicitar as segundas vias da certidão de nascimento e CPF e a taxa de isenção para casamento. Muito interessante conseguir fazer tudo de uma vez só e num dia apenas. Facilita muito a gente que tem o tempo corrido. Foi tudo maravilhoso”, disse Juliana.

Quem também estava feliz da vida para se embelezar para o Natal era a moradora da região, Beatriz Nogueira, 23.

“Vim com as minhas amigas e estou adorando. Todos estão de parabéns. Acertei as sobrancelhas e depois vou fazer um penteado no meu cabelo”, disse animada a jovem.

A secretária municipal de Ação Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes, ressaltou a importância de levar os serviços mais perto da população.

“É um ganho muito grande porque sabemos o quanto a população da região é carente destes serviços e necessita do apoio do Governo do Estado e da Prefeitura. Então este tipo de ação é importantíssima para trazer a cidadania às pessoas”, disse a secretária.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos, Matheus Quintal, esta edição do “Social + Presente” teve a adesão de outro programa do Estado, o RJ Presente, para oferecer mais serviços.

“Por determinação do governador Cláudio Castro, nos unimos à Secretaria Estadual de Governo e estamos mais uma vez em Magé, numa edição especial de Natal, na dobradinha também com a Prefeitura para oferecer os serviços sociais do Estado e do Município. É muito difícil, às vezes, para o cidadão procurar o atendimento em algum polo e a gente inverteu a lógica. É o Governo do Estado indo mais perto do cidadão nem para gente nem para a população perderem tempo. Este é o nosso propósito”, declarou o secretário.

Serviços – Foram oferecidos serviços de isenção de documentos, atendimento para mulheres, idosos, público LGBTQIA+, intolerância religiosa e racial, vagas de emprego, cadastramento e atualização no Cadúnico, barbearia, corte e escova de cabelo, recreação infantil, entre outros.