ESTADO LANÇA PROGRAMA DE ENERGIA SOLAR PARA AGRICULTORES EM MAGÉ

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (04-03), no Clube Agrícola de Magé, o programa “Agrofundo Energia Limpa”, que consiste em oferecer linha de crédito aos pequenos e médios produtores rurais para instalação de energia solar em suas propriedades. Além da novidade, foram entregues, simbolicamente, pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, os cheques do “Agrofundo Emergencial Florescer” a 10 floricultores, sendo cinco de Magé.

Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, o benefício de R$ 10 mil – viabilizado com recursos próprios do Estado por conta da perda de renda com a pandemia – foi concedido a 205 agricultores de 42 municípios, num total de R$ 3,5 milhões empregados.

Já o “Agrofundo Energia Limpa” visa oferecer financiamento público para geração de energia fotovoltaica (solar) nas propriedades e também obtenção de créditos junto à concessionária de distribuição de eletricidade pelo fornecimento do superávit da energia gerada nos imóveis rurais.

O prefeito Renato Cozzolino destacou a importância da escolha de Magé para o evento.

“Quando falamos de agricultura da Baixada, Magé é um destaque. E é bem bacana ver  tantos agricultores satisfeitos com a concessão do crédito emergencial e o lançamento de um novo fundo. Este dia já entrou para a história como uma grande conquista para a agricultura do município”, disse o prefeito.

Para os secretários estadual e municipal de Agricultura, Marcelo Queiroz e André Castilho, respectivamente, o lançamento do programa em Magé sela de vez a parceria do Estado e a Prefeitura no setor.

“O prefeito (Renato Cozzolino) é realmente muito atuante na mobilização em prol não só da agricultura como em outros setores. Acredito que a gente vai avançar muito nesta parceria”, revelou o secretário estadual.

“Estamos muito satisfeitos porque temos muitos projetos e precisamos desta parceria com o Estado. E o governador (Cláudio Castro) está se mostrando muito sensível com a área. A Agricultura é a mais nobre das atividades. É ela que produz o alimento do nosso dia a dia, e os agricultores precisam ser incentivados a produzir”, destacou o secretário municipal.

A produtora de flores ornamentais do Rio dos Cavaleiros, em Magé, Marcilene Echer, explicou que todo o processo foi rápido e eficiente para receber a ajuda financeira.

“Este beneficio foi fundamental para continuarmos na atividade agrícola. A Emater nos ajudou muito e tudo foi muito bem ajustado”, disse a floricultora.

Dezenas de produtores rurais de Magé prestigiaram o evento, no qual foram respeitados os protocolos sanitários, como distanciamento entre as cadeiras, uso de máscara e oferta de álcool em gel a todos os presentes. A solenidade também foi prestigiada por representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Empresa de pesquisa Agropecuária do Estado do Rio (Pesagro), que receberam cestas com produtos locais.

Fotos: Phelipe Santos