MAGÉ CELEBRA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Casa de Maria Conga, líder guerreira que veio escravizada do Congo e lutou pela libertação do povo negro no Brasil, Magé tem uma enorme participação na luta do povo afrodescendente e tem três quilombos certificados pela Fundação Palmares. Para celebrar o Dia da Consciência Negra comemorado no próximo domingo, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) promoveu em parceria com a Prefeitura, nesta sexta-feira (18) um evento com embelezamento, exposição de artesanato, apresentações culturais e serviços de saúde.

“O conselho buscou a Prefeitura para realizarmos esse evento, porque dia 20 é domingo e muita gente estará nas capitais, mas a gente precisava celebrar esta data em Magé. O evento foi um sucesso, porque as pessoas estão participando. Quero destacar a importância da participação das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, juntos conseguimos levantar a cultura de Magé e fazer com que o nosso município seja reconhecido a nível estadual e nacional”, explica Ezaquiel Siqueira, presidente do COMPIR.

Magé tem desenvolvido ações de fortalecimento da igualdade racial através da Coordenadoria, do Conselho e da Coordenação de Promoção de Igualdade Étnico-racial da Secretaria de Educação e Cultura que desenvolve ações nas escolas municipais. No início da atual gestão foi implantada na grade curricular dos alunos do 6º ao 9º ano, a disciplina EHCAI (Ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena).

O presidente do COMPIR disse que o órgão está de portas abertas para a população. “O Conselho é formado por leis, somos 14 conselheiros entre sociedade civil e governo e atuamos de forma paritária. Mas é um conselho que está de portas abertas e a partir do ano que vem vai fazer o cadastro dos clubes culturais de Magé, das escolas de samba, casa de material africano e colégios. Onde tiver projetos estaremos lá para que a gente possa avançar nas políticas culturais e sociais desse município”.