MAGÉ CRIA PROJETO PARA EXIBIÇÃO DE FILMES PARA ALUNOS AUTISTAS

Sala de cinema em escola municipal terá Sessão Azul uma vez por mês

Desde abril, a Prefeitura de Magé ampliou o projeto CineMagé, que leva alunos da rede municipal de ensino para exibição de filmes na sala de cinema Roberto Berliner, localizada na E.M. Geralda Izaura Ferreira Telles. Agora os alunos com Transtorno do Espectro Autista têm uma sessão especial para eles uma vez por mês. Nesta quinta-feira (9) o cinema recebeu pela manhã alunos das escolas Geralda Alves, Antônio Garcia Filho e Aureliano Coutinho.

“A Sessão Azul é voltada especificamente para crianças com Transtorno do Espectro Autista com a sala totalmente adaptada na questão de iluminação, imagens e até no número de alunos que são acompanhados pelos agentes de apoio à inclusão. Nosso objetivo é trazer essas crianças para um ambiente que elas têm dificuldades de estar, é uma oportunidade para que elas possam vivenciar a magia do cinema”, explicou a secretária de Educação, Sandra Ramaldo.

Além das adaptações de iluminação, som e vídeo para criar um ambiente acolhedor, os alunos também ganham uma deliciosa pipoca para acompanhar o filme. A Sessão Azul do CineMagé é uma das ferramentas utilizadas pela Secretaria de Educação, que no cotidiano conta também com Sala de Recursos nas escolas e o AME Azul com atendimento multidisciplinar.

“A Educação Inclusiva é um dos nossos pilares. Hoje temos mais de 900 agentes de apoio à inclusão e ontem mesmo tivemos um dia de capacitação intensa no nosso Programa de Formação Continuada, que acontece mensalmente. Nós investimos no profissional justamente para dar uma qualidade ao atendimento ao nosso aluno”, completou a secretária.