MAGÉ QUER INSTALAR UM CURRAL MUNICIPAL PARA RECOLHER ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS

Iniciativa visa proteger a saúde de bois e cavalos e evitar acidentes com pedestres e motoristas

Atendendo a mais uma demanda da Agricultura, o prefeito Renato Cozzolino visitou neste sábado (24-07) um haras, em Mauá, para avaliar a possibilidade de fechar uma parceria, instalar um curral municipal no local e realizar o serviço de recolhimento e apreensão de bois e cavalos soltos em vias rurais e urbanas de Magé. A medida visa, principalmente, proteger a saúde dos animais assim como evitar acidentes com pedestres e motoristas.

“A gente precisa pensar realmente em ter um curral para evitar acidentes nas vias públicas e gerar uma fonte de renda ao município para realizar nosso projeto de ter um parque de exposições. Vamos avaliar como faremos, se por decreto ou por projeto de lei encaminhado à Câmara de Vereadores. O certo é que vamos viabilizar a instalação do curral municipal o quanto antes porque é necessário”, disse o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Agricultura Sustentável, André Castilho, a iniciativa vai ajudar também a combater a proliferação de uma doença contagiosa e fatal em equinos.

“Com o recolhimento, vamos praticamente zerar a ocorrência de anemia infecciosa porque os maiores vetores são os animais soltos que, contaminados, passam a transmitir aos animais dos haras”, explicou o secretário.

“Mas além de preservar a saúde dos animais, nosso objetivo com a instalação do curral é dar um ordenamento na cidade, atendendo a um pedido do prefeito para que todas as áreas da administração pública funcionem e deem uma melhor qualidade de vida para os moradores e para quem visita a nossa cidade”, completou André Castilho.

Pela dinâmica do projeto, os proprietários dos animais vão pagar taxas pelo transporte e outras despesas, como estadia, alimentação, vacinação e exames realizados nos bois e cavalos enquanto eles estiverem apreendidos no curral municipal.

Participaram da visita ao haras também a vice-prefeita Jamille Cozzolino; os vereadores Valdeck e Leandro Rodrigues; o supervisor da Emater em Magé, Edison Cruz; entre outras autoridades.

Fotos: Álvaro Carvalho

Notícia anteriorMATRÍCULAS ABERTAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Próxima notíciaASSISTÊNCIA DIVULGA RELAÇÃO PRELIMINAR DE CLASSIFICADOS NO PROCESSO SELETIVO