MAGÉ REALIZA AÇÃO DE SAÚDE PARA OS AGRICULTORES

Evento será realizado em parceria com a Agricultura, nesta sexta-feira (23-09)

As Secretarias Municipais de Saúde e Agricultura Sustentável realizam, nesta sexta-feira (23-09), mais uma ação de saúde voltada aos agricultores de Magé, com exames, aplicação de vacinas e palestras. A atividade denominada “Agrotóxico e seus riscos” será realizada no Centro de Produção e Propagação de Mudas e Sementes Melhorados (Cepam – antigo Cepta), na Cachoeira Grande, das 8h às 10h.

Os produtores rurais terão acesso ao exame de Colinesterase (para verificar o grau de exposição a produtos tóxicos), vacinas contra Covid-19, gripe, hepatite B e tétano, além de palestras ministradas por profissionais da Secretaria de Saúde responsáveis pelos programas Vigiagrotóxico, Tabagismo, Mobilização Social (arboviroses causadas pelo Aedes Aegypti), Saúde Ambiental e Segurança do Trabalho.

“Vamos oferecer palestras sobre diversos programas importantes, no entanto as principais são sobre o programa Vigiagrotóxico e a saúde do trabalhador, com objetivo de prevenir a exposição a produtos tóxicos entre os trabalhadores rurais, ou seja, passar as informações para eles sobre o uso correto dos agrotóxicos e a forma de utilização de EPIs”, explicou a supervisora técnica do Vigiagrotóxico, Jocilene Peclat.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Luis Gustavo Ramos, o evento será realizado em paralelo à campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos realizada junto aos produtores rurais.

“Este evento será muito bom porque vai ao encontro da campanha para explicar a importância do uso consciente de defensivos e respeito ao intervalo de carência dos produtos, uso de EPIs e o próprio descarte correto das embalagens vazias”, disse o secretário.