MAGÉ REALIZA AÇÃO SOCIAL NO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Serão oferecidos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C à população

Quem passar pelo Calçadão da Rua Dr. Siqueira, no Centro de Magé, na próxima quarta-feira (1º de dezembro), das 8h30 às 15h, poderá ter acesso a testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C como ação social pelo “Dia Mundial de Luta contra a Aids”.  Os resultados serão entregues na hora e de forma sigilosa para a pessoa atendida. O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância em Saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em casos de testes com resultado positivo, os pacientes serão acolhidos e aconselhados para tratamento no Programa Municipal de IST/ Aids e Hepatites Virais, que funciona na Rua Pio XII s/nº, Centro de Magé.

“O município oferece, além das consultas e exames periódicos e medicamentos para o tratamento, atendimento com assistente social e psicólogo no tratamento”, informou a secretária municipal de Saúde, Larissa Storte.

Números –  Segundo o Ministério da Saúde, 800 mil casos de aids foram notificados de 1980 a 2015, com mais de 290 mil óbitos.  Depois de 2015, o Brasil tem uma diminuição de novos casos e de mortalidade decorrente da doença, fato atribuído ao diagnóstico precoce e acesso a medicamentos pelo SUS. Em Magé, há 1,3 mil pacientes em tratamento, sendo 100 novos casos em 2021.

Foto: Gilson Jr