NOVA FROTA COMEÇA A ATUAR NA MANUTENÇÃO DOS 30 MIL PONTOS DE LUZ DE MAGÉ

Secretaria de Infraestrutura já recuperou 11 mil pontos de iluminação pública em toda a cidade

Nova frota de caminhões com cesto hidráulico de longo alcance já está nas ruas da cidade para o trabalho de manutenção e de modernização da iluminação pública. Magé tem 30 mil pontos de luz e, desses, 11 mil já receberam os cuidados da Secretaria Municipal de Infraestrutura (FOTO: Gilson Jr.)

Magé tem tudo para se tornar a Cidade Luz da Baixada. Se depender da atuação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, isso não vai demorar a acontecer. Na última segunda-feira (06/09), a Prefeitura apresentou a nova frota de quatro caminhões com cestos hidráulicos de longo alcance para atuar no serviço de manutenção corretiva e preventiva e de modernização da iluminação pública. “Nossa cidade tem 30 mil pontos de luz e já restauramos, em oito meses de governo, 11 mil deles. É muita coisa, o que indica que estamos de olho nas demandas da população. Uma melhor iluminação pública é sinal de mais segurança e dignidade”, declarou o prefeito de Magé, Renato Cozzolino.

Ao todo, a Prefeitura conta com seis caminhões (dois antigos) para o trabalho de recuperação dos pontos de luz. Até julho, quando a Secretaria de Infraestrutura divulgou o balanço do primeiro semestre das atividades, 6.350 pontos tinham sido recuperados. Nos últimos três meses, foram 4.650 locais que receberam melhoria na iluminação. O secretário de Infraestrutura, Marcos Pereira, informou que as áreas da cidade com maior carência de iluminação eram Nova Marília, Barro Vermelho, Suruí, Mauá, Estrada da Conceição e Maurimárcia. “Esses locais também sofriam com a questão da Segurança Pública. Com a melhoria da iluminação, os moradores se sentem mais seguros”, avaliou.
Na modernização da iluminação pública, a Prefeitura divulgou que pretende instalar 3 mil pontos de luz de LED na cidade. “O LED vai possibilitar que a conta de luz da administração municipal sofra uma redução imediata de 10%”, garantiu Pereira. Coordenador Geral de Serviços Públicos de Iluminação, Gustavo Almeida comentou que o trabalho da equipe de 12 eletricistas e oito ajudantes tem sido intenso: “Tem vezes que a gente sai com a missão de recuperar 50 pontos em um só dia. E olha que fazemos também serviço de poda de árvores.” Ele listou o roubo de cabos de energia como um sério problema para a iluminação pública em Magé. Nas últimas semanas, 600 metros foram roubados em Maringá e 400m, na (avenida) Ayrton Senna. “Um gasto alto para os cofres públicos”, lamentou.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura conta ainda, desde abril, com dez novos caminhões compactadores para a coleta de lixo em todo o município.